Academia de Letras fortalece instituições em Águas Lindas de Goiás

A Academia Águaslindense de Letras, também chamada de Aletras, foi criada em 23 de dezembro de 2012 é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. De acordo com seu estatuto Aletras está inserida no contexto literário e sociocultural de Águas Lindas de Goiás, Distrito Federal e nos demais Estados da Federação. 

Com sede na Área Institucional AI-01 Sala 02, no setor Mansões Odisseias, a Academia desenvolve atividades culturais e literárias, se consolidando como referência na constituição da identidade do município. Os nomes de intelectuais locais e outros que contribuem para a literatura e as artes estão inseridos em Aletras.

Segundo o presidente da Aletras, o escritor Rômulo Victor “na condição de entidade civil sua missão é atuar solidária e efetivamente em integração e interação social, para a promoção, o desenvolvimento e a preservação da cultura e da cidadania, por meio da expressão da arte literária, linguagens afins e do exercício da língua portuguesa, como principal instrumento de comunicação, promoção do saber, comprometida com o civismo e a qualidade da vida na comunidade”.

Rômulo enfatiza que a instituição tem finalidade entre outras de criar, executar, produzir, assessorarem projetos na área social, educacional, artística, cultural e todas as suas formas de manifestação, comunicação social ambiental, saúde, turismo e esporte relacionados com ações preventivas e educativas para crianças, jovens, adultos e terceira idade.

E ainda de manter e instituir o exercício da literatura portuguesa e linguagens afins, incentivando todas as formas, gêneros e estilos literários, bem como a edição de criações literárias: livros de uma maneira geral, revistas, jornais, mídias e venda de publicidade.

“Elaborar, acompanhar e administrar projetos e programas junto ou em conjunto com organizações nacionais e internacionais, públicas ou privadas, junto a órgãos dos Governos Federal, Estaduais, Municipais e Distrital, com relação a sua implementação e gerenciamento, organização administrativa financeira e contábil, além de realizar a captação financeira necessária para implementação e manutenção de projetos e programas que porventura venham ser realizados pela Instituição fazem parte de nossos objetivos”, acrescenta Rômulo.

Homenagens

Com 40 Cadeiras que prestigiam como Patrono os escritores brasileiros a Aletras estimula a parceria, o diálogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visam interesses comuns para prevenção e diminuição da violência entre a comunidade, dando ênfase a questão do envolvimento do jovem na criminalidade, utilizando métodos psicossociais, pedagógicos, esportivos, culturais e outros disponíveis que evitem que entrem ou os retirem do meio marginal se lá já se encontrarem.

O Estatuto Social da Aletras foi elaborado de acordo com a lei 9.790/1999, para que de imediato a entidade possa enquadrar-se como OSCIP, junto ao Ministério da Justiça. Rômulo já adquiriu alguns móveis para a Academia e já recebeu oferta de espaço para funcionar na Biblioteca Municipal Cora Coralina e na Secretaria de Cultura de Águas Lindas.

 


Notícias de Águas Lindas- Governador Zé Eliton e prefeito Hildo do Candango entregam Cartão Renda Cidadã no município
GERAL
Notícias de Águas Lindas- Governador Zé Eliton e prefeito Hildo do Candango entregam Cartão Renda Cidadã no município

O governador de Goiás, José Eliton, juntamente com o prefeito e presidente da AMAB, Hildo do Candango, a primeira-dama do município, Aleandra Sousa, entre outras autoridades de vários municípios goianos realizaram na manhã desta segunda-feira (18) na quadra de esportes da Escola Érico de Sousa em Águas Lindas, a entrega dos novos cartões do Programa Renda Cidadã.

Notícias de Águas Lindas - Hildo do Candango e Aleandra Sousa prestigiam culto no Dia do Pastor
AÇÃO SOCIAL
Notícias de Águas Lindas - Hildo do Candango e Aleandra Sousa prestigiam culto no Dia do Pastor

O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango e a primeira-dama, Aleandra Sousa, participaram nesta quarta-feira (13), no Clube Espaço das Águas em Águas Lindas de Goiás, do culto em Ação de Graças ao Dia do Pastor a convite do Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB), por meio de seu presidente, Pr. Nivaldo Gonçalves.

Notícias de Águas Lindas - Hildo do Candango e Aleandra Sousa prestigiam sessão solene na Câmara de Vereadores
GERAL
Notícias de Águas Lindas - Hildo do Candango e Aleandra Sousa prestigiam sessão solene na Câmara de Vereadores

O prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da AMAB, Hildo do Candango, juntamente com a primeira-dama e pré-candidata a deputada estadual Aleandra Sousa, participaram na manhã desta quarta-feira (13), de uma sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores, que homenageou o pastor da Igreja Assembleia de Deus, Sebastião José Inácio Filho, pelos cinqüenta anos dedicados ao evangelismo. O pastor recebeu também o título de Cidadão Águas Lindense.

Notícias de Águas Lindas - Gestão Hildo capacita profissionais para atuar em Águas Lindas junto ao Programa de Planejamento Familiar
GERAL
Notícias de Águas Lindas - Gestão Hildo capacita profissionais para atuar em Águas Lindas junto ao Programa de Planejamento Familiar

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás informa que os profissionais que atuaram na Rede Municipal de Atenção Básica de Saúde pelo Programa de Planejamento Familiar já estão sendo capacitados para tal iniciativa. De acordo com o governo, os cursos capacitatórios estão acontecendo no auditório do Instituto Educacional Profissional (IEP).

Gestão de Hildo do Candango continua investindo em obras de infraestrutura urbana
GERAL
Gestão de Hildo do Candango continua investindo em obras de infraestrutura urbana

Em sua página oficial no Facebook, o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, publicou uma fotografia que mostra dois períodos de uma rua localizada no Setor 6 da cidade, que pertence ao conjunto de obras do Complexo Camargo. A ideia de postar a fotografia surgiu para demonstrar as ações de sua gestão em relação à infraestrutura urbana. No caso específico, a fotografia mostra o antes e depois da rua do Setor 6.

Notícias de Águas Lindas – Academia Águas Lindense de Letras participa da Feira Internacional do Livro de Brasília
GERAL
Notícias de Águas Lindas – Academia Águas Lindense de Letras participa da Feira Internacional do Livro de Brasília

Com a perspectiva de presença de público que pode chegar a 150 mil visitantes, começa nesta sexta-feira (08), a 34ª edição da Feira Internacional do Livro de Brasília no Shopping Pátio Brasil com programação entre os dias 08 e 17 de junho. O evento reunirá escritores, leitores, estudantes, professores, especialistas e profissionais do mercado de livros para, a partir da literatura infantil e infanto-juvenil, promover a aproximação do público com o diversificado universo da literatura. A entrada é gratuita.

Notícias de Águas Lindas - Família de criança que se feriu em ônibus será indenizada, garante TJGO
GERAL
Notícias de Águas Lindas - Família de criança que se feriu em ônibus será indenizada, garante TJGO

Vinte e um anos depois da ocorrência, finalmente foi publicada a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que condenou a empresa Transprogresso Ltda a pagar R$ 80 mil a uma criança de sete anos, moradora de Águas Lindas, a título de indenização por danos morais, em virtude dela ter sofrido acidente dentro do ônibus da referida empresa. O acidente aconteceu no dia 10 de novembro de 1997 e causou várias deformidades na vítima, entre estas, cicatrizes no rosto e no nariz da vítima.  A decisão é do juiz Wilker André Vieira Lacerda, da comarca de Águas Lindas de Goiás.  

Suporte Chat