Academia de Letras fortalece instituições em Águas Lindas de Goiás

A Academia Águaslindense de Letras, também chamada de Aletras, foi criada em 23 de dezembro de 2012 é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. De acordo com seu estatuto Aletras está inserida no contexto literário e sociocultural de Águas Lindas de Goiás, Distrito Federal e nos demais Estados da Federação. 

Com sede na Área Institucional AI-01 Sala 02, no setor Mansões Odisseias, a Academia desenvolve atividades culturais e literárias, se consolidando como referência na constituição da identidade do município. Os nomes de intelectuais locais e outros que contribuem para a literatura e as artes estão inseridos em Aletras.

Segundo o presidente da Aletras, o escritor Rômulo Victor “na condição de entidade civil sua missão é atuar solidária e efetivamente em integração e interação social, para a promoção, o desenvolvimento e a preservação da cultura e da cidadania, por meio da expressão da arte literária, linguagens afins e do exercício da língua portuguesa, como principal instrumento de comunicação, promoção do saber, comprometida com o civismo e a qualidade da vida na comunidade”.

Rômulo enfatiza que a instituição tem finalidade entre outras de criar, executar, produzir, assessorarem projetos na área social, educacional, artística, cultural e todas as suas formas de manifestação, comunicação social ambiental, saúde, turismo e esporte relacionados com ações preventivas e educativas para crianças, jovens, adultos e terceira idade.

E ainda de manter e instituir o exercício da literatura portuguesa e linguagens afins, incentivando todas as formas, gêneros e estilos literários, bem como a edição de criações literárias: livros de uma maneira geral, revistas, jornais, mídias e venda de publicidade.

“Elaborar, acompanhar e administrar projetos e programas junto ou em conjunto com organizações nacionais e internacionais, públicas ou privadas, junto a órgãos dos Governos Federal, Estaduais, Municipais e Distrital, com relação a sua implementação e gerenciamento, organização administrativa financeira e contábil, além de realizar a captação financeira necessária para implementação e manutenção de projetos e programas que porventura venham ser realizados pela Instituição fazem parte de nossos objetivos”, acrescenta Rômulo.

Homenagens

Com 40 Cadeiras que prestigiam como Patrono os escritores brasileiros a Aletras estimula a parceria, o diálogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visam interesses comuns para prevenção e diminuição da violência entre a comunidade, dando ênfase a questão do envolvimento do jovem na criminalidade, utilizando métodos psicossociais, pedagógicos, esportivos, culturais e outros disponíveis que evitem que entrem ou os retirem do meio marginal se lá já se encontrarem.

O Estatuto Social da Aletras foi elaborado de acordo com a lei 9.790/1999, para que de imediato a entidade possa enquadrar-se como OSCIP, junto ao Ministério da Justiça. Rômulo já adquiriu alguns móveis para a Academia e já recebeu oferta de espaço para funcionar na Biblioteca Municipal Cora Coralina e na Secretaria de Cultura de Águas Lindas.

 


Notícias de Águas Lindas - Obras de infraestrutura realizadas por Hildo do Candango modificam a realidade dos moradores do Setor 07
AÇÃO SOCIAL
Notícias de Águas Lindas - Obras de infraestrutura realizadas por Hildo do Candango modificam a realidade dos moradores do Setor 07

O primeiro programa habitacional promovido pela administração municipal em parceria com o Governo do Estado de Goiás em Águas Lindas foi realizada no Setor 07, nas proximidades da subestação de energia elétrica, na gestão de Ordalino Garcia de Melo (1996/2000). Dezenas de famílias foram contempladas com as chamadas casinhas, construídas em regime de mutirão com a participação de servidores municipais com materiais doados pelo estado.

COEGEMAS atende todo o Estado de Goiás e está sob a presidência de Aleandra Sousa
AÇÃO SOCIAL
COEGEMAS atende todo o Estado de Goiás e está sob a presidência de Aleandra Sousa

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Goiás (COEGEMAS), presidido pela primeira-dama do município de Águas Lindas de Goiás, Aleandra Sousa, tem sido uma instituição atuante. Aleandra Sousa tem a responsabilidade de liderar os gestores de assistência social dos 246 municípios do Estado de Goiás e conquistou essa posição graças a sua competência demostrada à frente do social da cidade de Águas Lindas de Goiás, onde desempenhou e vem desempenhando um trabalho brilhante e digno de elogios de toda a comunidade e das autoridades constituídas.

AMAB cresce e se torna uma instituição respeitada na presidência de Hildo do Candango
AÇÃO SOCIAL
AMAB cresce e se torna uma instituição respeitada na presidência de Hildo do Candango

A Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB) tem crescido a cada dia sob a presidência de Hildo do Candango. A instituição que já existe há muitos anos, obteve um crescimento extraordinário na administração atual e vem conquistando espaço. Agregando os prefeitos da região do Entorno do Distrito Federal, a AMAB tem fortalecido a região, pois tem cobrado o empenho dos governos do DF e de Goiás nas soluções das muitas demandas da região.

Hildo do Candango, um grande líder do Entorno do Distrito Federal
AÇÃO SOCIAL
Hildo do Candango, um grande líder do Entorno do Distrito Federal

Eleito deputado estadual e depois eleito e reeleito prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango possui uma história política de sucesso e avança cada vez mais com o seu trabalho à frente da AMAB, se tornando um dos grandes líderes da região do Entorno do Distrito Federal. Hildo vem conquistando espaço ao solucionar problemas antigos da região e desenvolvendo projetos que visam trazer benefícios para a população de todos os municípios que integram a associação.

Hildo do Candango quer modernizar o transporte coletivo da região do Entorno do DF com projeto inovador
AÇÃO SOCIAL
Hildo do Candango quer modernizar o transporte coletivo da região do Entorno do DF com projeto inovador

O presidente da AMAB, Hildo do Candango, quer levar a todos os passageiros da região do Entorno do Distrito Federal, um transporte digno e de qualidade. Para isso, Hildo desenvolveu um projeto moderno e inovador para a área, e em breve, os passageiros desfrutarão de viagens e de veículos mais confortáveis, isso sem contar que o sistema será integrado.

Notícias de Águas Lindas - Prefeito Hildo do Candango faz reforma administrativa e dá posse a novo secretário
AÇÃO SOCIAL
Notícias de Águas Lindas - Prefeito Hildo do Candango faz reforma administrativa e dá posse a novo secretário

Em solenidade simples realizada no gabinete da Prefeitura de Águas Lindas, o prefeito Hildo do Candango deu posse ao vereador Anderson Teodoro como titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Cooperativismo e Agricultura. Anderson Teodoro é o segundo vereador a fazer parte da equipe do Governo Municipal, o primeiro foi o vereado Giovanne Machado que atualmente está à frente da Secretaria de Habitação e Integração Fundiária.

Aleandra Sousa é destaque no Social de Águas Lindas de Goiás
AÇÃO SOCIAL
Aleandra Sousa é destaque no Social de Águas Lindas de Goiás

Uma das áreas que mais cresceu em termos de melhorias, investimentos e atendimento ao público em Águas Lindas de Goiás foi a social. Isso graças ao trabalho da secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, que tem se destacado, pelo seu trabalho sério e competente.

Suporte Chat