Academia de Letras fortalece instituições em Águas Lindas de Goiás

A Academia Águaslindense de Letras, também chamada de Aletras, foi criada em 23 de dezembro de 2012 é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. De acordo com seu estatuto Aletras está inserida no contexto literário e sociocultural de Águas Lindas de Goiás, Distrito Federal e nos demais Estados da Federação. 

Com sede na Área Institucional AI-01 Sala 02, no setor Mansões Odisseias, a Academia desenvolve atividades culturais e literárias, se consolidando como referência na constituição da identidade do município. Os nomes de intelectuais locais e outros que contribuem para a literatura e as artes estão inseridos em Aletras.

Segundo o presidente da Aletras, o escritor Rômulo Victor “na condição de entidade civil sua missão é atuar solidária e efetivamente em integração e interação social, para a promoção, o desenvolvimento e a preservação da cultura e da cidadania, por meio da expressão da arte literária, linguagens afins e do exercício da língua portuguesa, como principal instrumento de comunicação, promoção do saber, comprometida com o civismo e a qualidade da vida na comunidade”.

Rômulo enfatiza que a instituição tem finalidade entre outras de criar, executar, produzir, assessorarem projetos na área social, educacional, artística, cultural e todas as suas formas de manifestação, comunicação social ambiental, saúde, turismo e esporte relacionados com ações preventivas e educativas para crianças, jovens, adultos e terceira idade.

E ainda de manter e instituir o exercício da literatura portuguesa e linguagens afins, incentivando todas as formas, gêneros e estilos literários, bem como a edição de criações literárias: livros de uma maneira geral, revistas, jornais, mídias e venda de publicidade.

“Elaborar, acompanhar e administrar projetos e programas junto ou em conjunto com organizações nacionais e internacionais, públicas ou privadas, junto a órgãos dos Governos Federal, Estaduais, Municipais e Distrital, com relação a sua implementação e gerenciamento, organização administrativa financeira e contábil, além de realizar a captação financeira necessária para implementação e manutenção de projetos e programas que porventura venham ser realizados pela Instituição fazem parte de nossos objetivos”, acrescenta Rômulo.

Homenagens

Com 40 Cadeiras que prestigiam como Patrono os escritores brasileiros a Aletras estimula a parceria, o diálogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visam interesses comuns para prevenção e diminuição da violência entre a comunidade, dando ênfase a questão do envolvimento do jovem na criminalidade, utilizando métodos psicossociais, pedagógicos, esportivos, culturais e outros disponíveis que evitem que entrem ou os retirem do meio marginal se lá já se encontrarem.

O Estatuto Social da Aletras foi elaborado de acordo com a lei 9.790/1999, para que de imediato a entidade possa enquadrar-se como OSCIP, junto ao Ministério da Justiça. Rômulo já adquiriu alguns móveis para a Academia e já recebeu oferta de espaço para funcionar na Biblioteca Municipal Cora Coralina e na Secretaria de Cultura de Águas Lindas.

 


Hildo do Candango destaca característica de seu governo de priorizar investimentos na saúde pública
GERAL
Hildo do Candango destaca característica de seu governo de priorizar investimentos na saúde pública

Os serviços de atendimento de saúde pública em Águas Lindas de Goiás tem tido prioridade na gestão de Hildo do Candango. “Estamos investindo para melhorar a vida dos nossos moradores, e com certeza investir na saúde é primordial para isso”, afirma ele.

Hildo do Candango faz campanha junto de sua esposa, Aleandra Sousa, que concorre na chapa de Marconi Perillo ao Senado
GERAL
Hildo do Candango faz campanha junto de sua esposa, Aleandra Sousa, que concorre na chapa de Marconi Perillo ao Senado

As campanhas eleitorais já começaram. Após o período final de registro de candidatura, os candidatos já estão no jogo eleitoral. A verdadeira campanha em política, como se sabe, não é feita somente nos veículos de comunicação, mas, sim, no corpo a corpo, ou seja, junto ao eleitorado.

Notícias de Águas Lindas - Juíza de Águas Lindas é convidada para auxiliar Presidência do STJ
GERAL
Notícias de Águas Lindas - Juíza de Águas Lindas é convidada para auxiliar Presidência do STJ

A juíza da 1ª Vara Criminal da comarca de Águas Lindas de Goiás, Cláudia Silvia de Andrade Freitas, foi convidada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio Noronha, para exercer as funções de juíza auxiliar da Presidência do STJ.

INPALGO: um instituto pioneiro de Águas Lindas de Goiás
GERAL
INPALGO: um instituto pioneiro de Águas Lindas de Goiás

Fundado pelo produtor cultural, Dom Chicão, o Instituto dos Pioneiros de Águas Lindas de Goiás (Inpalgo), reúne milhares de moradores da cidade e é uma referência no município.

Projeto da APAC quer humanizar mais o Sistema Prisional em Goiás
GERAL
Projeto da APAC quer humanizar mais o Sistema Prisional em Goiás

Com o objetivo de buscar parcerias e viabilizar convênio com o Estado de Goiás visando à destinação de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (FunPen) para a implantação do projeto-piloto, inicialmente em Paraúna, da proposta e a metodologia de trabalho da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), foi realizada nesta terça-feira (29/8) uma reunião em Goiânia.

Notícias de Águas Lindas – Juízes goianos participam da XII Jornada Lei Maria da Penha em Brasília
GERAL
Notícias de Águas Lindas – Juízes goianos participam da XII Jornada Lei Maria da Penha em Brasília

Autoridades do poder judiciário participaram da XII Jornada Lei Maria da Penha em Brasília. O evento reuniu juízes, promotores de Justiça, delegados, defensores públicos, psicólogos e assistentes sociais de todo o Brasil para debater as principais questões relacionadas à violência doméstica contra a mulher.

Notícias de Águas Lindas - Assembleia Legislativa aprova projeto de reestruturação judiciária em Goiás
GERAL
Notícias de Águas Lindas - Assembleia Legislativa aprova projeto de reestruturação judiciária em Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou o Projeto de Lei nº 3280/18, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), no último mês. O texto foi enviado à Casa Civil da Governadoria para sanção, e prevê a criação de 33 novas varas, entre outros pontos, a fim de atender ao aumento da demanda do Poder Judiciário nos últimos anos, principalmente no interior, com distribuição equitativa de processos.

Suporte Chat