Conheça a história da BR-070

A BR-070 é uma rodovia federal radial brasileira, também conhecida como Brasília/Cuiabá. A via se inicia em Brasília e termina no distrito de Corixá, município de Cáceres (MT), na fronteira com a Bolívia, passando pelo Distrito Federal e pelos estados de Goiás e Mato Grosso. Alguns trechos da BR-070 coincidem com os das BR-163 e BR-364, em Mato Grosso.

A BR-070 corta o município de Águas Lindas de Goiás ao meio e tem uma extensão de 17 Km da ponte da divisa com o Distrito Federal e finaliza na ponte do Rio dos macacos, divisa com o município de Cocalzinho de Goiás.

No início dos anos 70, o trecho da BR-070 foi alterado para a construção da Barragem do Descoberto. A via passava onde atualmente fica localizado o Setor Mansões Village e, atravessando uma pequena ponte sobre o Rio Descoberto, culminava na DF-180. Em época de baixo volume do lago do Descoberto, a estrutura vem à tona e fica visível, uma parte da história da BR que fica submersa.

A sua extensão é de 1.317,7 km e corta os municípios de Jussara (GO) e Goiás (GO), Águas Lindas de Goiás (GO), Cocalzinho de Goiás (GO), Itapirapuã (GO), Barra do Garças (MT), Primavera do Leste (MT), Campo Verde (MT), Cuiabá (MT) e Cáceres (MT).


Suporte Chat