Notícias de Águas Lindas - Enfrentamento e prevenção ao uso de drogas são metas prioritárias, diz Aleandra Sousa

Uma das medidas adotadas pelo prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, foi apoiar a secretária Municipal de Assistência Social, Aleandra Sousa, na busca de parcerias com a Universidade de Brasília, o Ministério da Justiça, o Governo do Distrito Federal e outros órgãos estaduais e federais para enfrentar e prevenir o uso de drogas na cidade.

“Nossos esforços são voltados, principalmente, ao tratamento da dependência de crack, álcool e outras drogas, além do aperfeiçoamento dos profissionais de saúde e assistência social. Esta é uma de nossas metas prioritárias”, disse a secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa.

Os cursos de capacitação fazem parte das metas previstas no Programa “Crack, é possível vencer”, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça. No decorrer da programação, os cursos oferecidos abordam temas como conceito de drogas e seus padrões de uso, intoxicação aguda, uso crônico, dependência, uso nocivo, abstinência, redução de danos, epidemiologia do uso de drogas no Brasil e no mundo e os principais quadros clínicos - psicopatológicos.

Os cursos são executados, geralmente, pelo Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas, da Universidade de Brasília e são direcionados aos funcionários dos CRAS, CREAS, CAPS e de postos de saúde. Os trabalhos buscam a integração e articulação da rede de cuidados, composta pelos diferentes serviços de saúde e assistência social. As palestras são realizadas de acordo com o calendário elaborado pela Secretaria de Assistência Social e trazem ainda abordagens terapêuticas do usuário de drogas, atenção integral, abordagem psicossocial, rede comunitária e outros temas relevantes.


Suporte Chat