Notícias de Águas Lindas - Junta do Serviço Militar completa dez anos em Águas Lindas de Goiás

No dia 10 de setembro, a Junta de Serviço Militar (JSM) 349 de Águas Lindas de Goiás completará dez anos de sua implantação e de serviços prestados ao município. Neste período, mais de 20 mil cidadãos passaram pela Junta para regularizar sua situação militar. Para o prefeito Hildo do Candango, os documentos emitidos pela JSM são de suma importância na vida do cidadão.

A JSM local realiza os atendimentos na sede do Vapt Vupt  e sua equipe é composta pelo presidente da Junta de Serviço Militar, Hildo do Candango, pelo delegado Tenente Coronel Rodrigo da Silva Alves e pelo secretário da Junta de Serviço Militar, Alexandre Napoleão Severino de Oliveira Amorim. A equipe conta ainda com Teresinha de Jesus, concursada pelo município, e Cleuma Mendes, com os cargos de atendentes.

“A Juntar Militar não se resume apenas em alistar e dispensar cidadãos, nós fazemos aqui alistamentos, segundas vias, Certificado de Isenção, documentos para pessoas com deficiências, Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo, Atestados  de  Desobrigação, segunda via de Reservista, declaração do Supremo Tribunal Militar”, afirma Alexandre Amorim.

O secretário da JSM conta ainda que a ideia de trazer a junta militar para o município de Águas Lindas veio na época em que ele trabalhava em Santo Antônio do Descoberto, na Junta Militar, e percebeu que 30% dos jovens alistados eram da cidade de Águas Lindas. Alexandre afirma que procurou as autoridades competentes do Ministério da Defesa, até que concretizou o projeto.

ALISTAMENTO - O alistamento é realizado no ano em que o cidadão completa 18 anos, compreendido do dia 02 de janeiro a 30 de junho. Neste período, o cidadão paga apenas a taxa do Certificado de Dispensa de Incorporação. A partir do dia 01 de julho a 30 de dezembro, o cidadão é alistado, porém, deverá pagar uma multa que hoje está no valor de R$ 4,05 por estar se alistando fora do prazo e mais uma taxa referente à confecção do CDI, que hoje está no valor de R$ 1,38. Todos os cidadãos alistados em Águas Lindas são dispensados devido ao município ser considerado Município Não Tributário (MNT).


Suporte Chat