Notícias de Águas Lindas - Hildo do Candango transforma o projeto Sem Saída em uma política pública de educação

Nesta segunda-feira (09), a Secretaria de Educação realizou um grande seminário que envolveu profissionais da educação que integram a rede municipal de ensino. O evento também serviu para o lançamento do programa Sem Saída, que reúne vários programas desenvolvidos pela equipe da Secretaria, como o programa Evasão Zero, o Alinhamento da aprendizagem dos alunos, o alinhamento metodológico do processo de gestão escolar e ensino formal, a busca ativa, a correção da distorção idade/série e elevação de fluxo, a etapa II pré-alfabetizada e a formação anual para os gestores escolares e a formação semestral para os coordenadores e professores.

Segundo o prefeito Hildo do Candango, a equipe da Secretaria de Educação já vem desenvolvendo todos os programas citados no decorrer do ano e os resultados alcançados são positivamente satisfatórios e elevaram o município de Águas Lindas a melhorar a sua posição no ranking, a nível estadual e nacional, como uma cidade que avançou na área educacional. “A nossa meta é zerar a evasão escolar em nosso município e, em virtude dos resultados alcançados, transformar todos os processos em política pública de ensino no sentido de oferecer uma educação de qualidade, garantindo um futuro promissor de nossas crianças”, disse o prefeito.

O plano de ação do programa Evasão Zero busca atuar preventivamente por meio de ações diretas para regular o fluxo escolar, visando o equilíbrio entre a oferta e permanência dos alunos na escola. Esta ação interfere nos índices de desenvolvimento humano e nos Índices de desenvolvimento da educação. O secretário de Educação, Deusimar Macedo, está otimista com os resultados e enaltece o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria e o envolvimento do corpo docente das unidades escolares. “Estamos percebendo com o monitoramento constante das ações, que o município de Águas Lindas se encontra entre os melhores de 2017, alcançando ainda como a primeira municipal de ensino com 100% de aproveitamento na regulação do fluxo educacional”, disse o secretário.

Com os resultados obtidos, a Secretaria de Educação faz uma prospecção dos resultados até o ano de 2020, se mantendo o ritmo de trabalho e garantindo os avanços conquistados. Os dados obtidos foram os seguintes: 2.457 alunos foram retidos por ausência de aprendizagem, falta ou evasão em 2015; e no ano de 2017, com o acompanhamento e melhoramento dos processos, verificou-se uma queda brusca para 1.400 alunos em apenas seis meses, chegando aos 91% de Fluxo. Estes números tendem a ser melhores até o final do ao letivo, de acordo com informações da Pasta.

O coordenador pedagógico da Secretaria, professor Francisco de Assis, informou o alcance dos programas que elevaram o município a um alcance de 95% a 98% de fluxo em 2017, ultrapassando os índices do Estado de Goiás e do Brasil na oferta e permanência dos alunos na escola. “Em 2017, Águas Lindas avançou muito no item fluxo, ultrapassando dezenas de municípios do Estado de Goiás e centenas do Brasil. Ainda em 2018, o município deverá estar entre os melhores do país, com uma das poucas instituições a alcançar 100% de garantia de permanência do aluno na escola. Para chegar lá, é uma questão de trabalho em equipe da Secretaria de Educação, das escolas e do Poder Executivo”, disse o coordenador.

Toda a ação desenvolvida pelo município de Águas Lindas de Goiás tem uma avaliação positiva pelo UNICEF, que tem um programa especifico contra a evasão escolar, disponibilizando para a Secretaria de Educação uma plataforma ativa para inserir informações sobre o aluno fora da escola.


Suporte Chat