Notícias de Águas Lindas - Agentes Comunitários de Saúde de Águas Lindas recebem capacitação

Para atuar com eficiência junto à população, o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, firmou uma parceria com o Ministério da Saúde e com o Instituto Federal Goiano, por meio da Atenção Básica, para viabilizar o Curso de Formação em Saúde Mental para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares Técnicos de Enfermagem do município. Ao todo, foram formadas quatro turmas com certificação de 170 funcionários municipais da área de Saúde.

O curso teve uma carga horária de 60 horas. O Ministério da Saúde disponibilizou a logística com professores, tutores, material didático, alimentação (almoço e lanche) e, em contrapartida, o município cedeu o local (IFG) para a realização do curso e a liberação dos alunos.

O prefeito Hildo do Candango falou sobre a importância dos cursos para melhorar o desempenho das equipes junto ao seu público-alvo. “O projeto tem o claro objetivo de preparar os agentes comunitários e os auxiliares técnicos de enfermagem para que desenvolvam ações de cuidado à saúde das pessoas, sempre respeitando as características e demandas de cada situação e de cada usuário”, frisou o prefeito.

Para a instrutora Nayara, os trabalhos proporcionam o reconhecimento das singularidades de cada situação. “A partir daí são traçadas as formas de tratamento e de construção de redes de cuidado voltadas para defesa da vida”, disse a instrutora. Todas as áreas do município contam com a cobertura de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Combate a Endemias (ACE) que visitam diariamente as unidades residenciais.

O trabalho em conjunto com as equipes dos Postos de Saúde tem proporcionado inclusive o controle dos casos de dengue. Segundo o subsecretário de Saúde, James Farias, “os agentes recebem o suporte necessário para fazer os seus trabalhos, com apresentações de resultados importantes no âmbito de saúde pública”. A dona de casa Rosana Gonçalves diz que a presença dos agentes em suas residências é muito importante para a identificação e tratamento de doenças, bem como a prevenção com as orientações repassadas aos grupos familiares dos bairros.


Suporte Chat