Notícias de Águas Lindas - Prefeito Hildo do Candango foi um exemplo de sucesso no combate à dengue

Ao assumir a gestão administrativa de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango criou um programa estratégico para controlar uma epidemia de dengue na cidade. Hildo apresentou e aprovou o Plano de Contingência para enfrentar a proliferação do mosquito, aprovado também pelo Conselho Municipal de Saúde. O Plano de Contingência e Enfrentamento da Dengue teve o objetivo de identificar as necessidades de materiais, EPIS (Equipamentos de Segurança), aquisição de veículos e materiais permanentes para atender à demanda local e manter a menos de 1% a infestação predial pelo Aedes aegypti em todos os bairros da cidade.

Seguindo o Plano de Contingência, houve investigação epidemiológica e entomológica em 100% dos casos notificados, atividade de visita casa a casa para identificação e eliminação de focos e criadouros do Aedes aegypti, mantendo o índice de pendências a menos de 10%. Nas áreas em que a pendência estava acima do recomendado, foi criado o horário especial para o Agente de Combate a Endemias.

Foram criadas equipes de bloqueio com agentes capacitados para utilizar os equipamentos próprios tais como: bomba costal motorizada para “UBV” leve e carro adaptado com Fumacê para “UBV” pesada. O plano trabalhou ainda a situação epidemiológica e contemplou principalmente a questão ambiental/vetorial. A definição de estratégias, além das relativas à assistência, passa sempre pela qualificação da vigilância epidemiológica e entomológica, apoio laboratorial e ações integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social, saneamento e suporte legal para as ações criadas nesta administração.


Suporte Chat