Gestão Hildo do Candango recebe reconhecimento de mérito do TCM-GO

Águas Lindas de Goiás está entre os 26 melhores municípios avaliados pelo Tribunal de Contas do dos Municípios

O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) é o órgão especializado na análise de contas públicas dos 246 municípios que compõem o estado de Goiás. O órgão é responsável por observar as contas prestadas anualmente pelas prefeituras, julgar as contas de administradores e responsáveis por dinheiros e bens públicos, fiscalizar a aplicação de recursos públicos entre outras atividades.  

 Na última semana o TCM reconheceu os avanços promovidos pelo Governo Hildo do Candango frente à administração do município de Águas Lindas de Goiás. A avaliação é realizada pelo Tribunal juntamente com o Instituto Rui Barbosa que elaboram anualmente o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) no qual avalia o desempenho dos municípios nas áreas: EDUCAÇÃO, GESTÃO FISCAL, TI, MEIO AMBIENTE, PLANEJAMENTO, SAÚDE,  DEFESA CIVIL E TRANSPARÊNCIA.

Hildo tem se destacado no estado pela transformação que tem feito na cidade de Águas Lindas, foram investidos R$ 1 bilhão em recursos que transformaram o município na maior cidade em volume de obras em execução. Águas Lindas também lidera o ranking de melhor avaliação do Portal da Transparência conferido pelo Ministério Público do estado de Goiás e agora o município atingiu também o grau de GESTÃO EFETIVA, com IEGM entre 60% e 74,9% da nota máxima. Da maior avaliação que os municípios receberam pelo TCM Águas Lindas está entre os 26 com maior nota.

O prefeito Hildo do Candango disse estar muito feliz com a constatação do TCM que o motiva a fazer as mudanças necessárias para continuar no caminho da boa gestão dos recursos do município. “Estamos realizando uma série de mudanças dos processos administrativos, cortes de despesas e adequação de nossa legislação e isto tudo somado tem alcançado resultados  satisfatórios, este êxito é graças a uma equipe de governo que tem o compromisso de fazer o melhor para todos. Fiquei muito feliz em receber esta notícia verificada pelo tribunal, e isso nos motiva a continuar trilhando este caminho que resulta em ações para toda a cidade”, disse Hildo.

O certificado conferido pelo Tribunal aos prefeitos baseou-se na aferição realizada pelos critérios do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM 2017, no qual os gestores obtiveram nota; na análise das Prestações de Contas de Gestão e de Governo; e, também, pela conduta administrativa de sua gestão.

 

Somente dois municípios tem portal da transparência que atendem a legislação http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/somente-dois-municipios-goianos-tem-portal-da-transparencia-que-atende-a-legislacao#.WlOhZ9-nHIU     


Suporte Chat