Notícias de Águas Lindas - Hildo do Candango reorganizou a Atenção Básica e Saúde da Família no município, diz subsecretário de saúde

Ao assumir a Gestão Municipal em Águas Lindas de Goiás o prefeito e presidente da AMAB, Hildo do Candango, encontrou a saúde pública totalmente desorganizada, inclusive com todas as unidades de saúde fechadas. Hildo convocou equipes completas nas unidades, com médicos em todos os postos.

Por acreditar que setores como o da saúde devem ser cuidados com critérios universais, levando em consideração a assistência pública à saúde, Hildo direcionou atenção especial à Atenção Básica e Saúde da Família.

Segundo o subsecretário municipal de saúde, James Farias, Hildo trabalhou na reorganização e complementação das equipes das Unidades Básicas de Saúde, que se encontravam incompletas, reorganizou e estruturou as instalações físicas e imobiliárias destas unidades, onde em sua maioria não ofereciam condições adequadas de atendimento à população.

"Entre os avanços constatados por esta nova gestão estão: a atualização do Cadastro na Diretoria de Controle das Ações e Serviços de Saúde (DICON) no site do Fundo Nacional de saúde, adesão /Implantação do Programa de Suplementação de Vitamina A para crianças a partir dos seis meses, todas as crianças até 59 meses de idade que possuem deficiência da vitamina, devem receber a dose nas unidades de Saúde", garante James Farias.

Houve ainda o esforço na consolidação da adesão do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), à PROVAB 2 aos  enfermeiros, atualização do Sistema de Monitoramento de Obras, adesão do Plano Nacional da Juventude (SISMOB).

Todas as unidades de saúde foram reabertas e dotados de profissionais de saúde para atendimento à população. O HMBJ também normalizou a assistência popular, bem como a Policlínica que voltou a oferecer várias especialidades médicas.

Prevenção, promoção e assistência à Saúde do homem com ações para prevenção contra o Câncer de Próstata e Doenças/Incapacitações associadas ao Trabalho. Saúde da Mulher com ações de prevenção ao Câncer de Mama, Útero e Colo Uterino, Pré-Natal, Menopausa e assistência ao puerpério. Reestruturação da Assistência Domiciliar, implantação dos programas Melhor em Casa, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e programa de Melhoria e Qualificação da Atenção Básica.

Foi executada ainda a recuperação e reestruturação do Programa Saúde nas Escolas, assistência ao projeto Saúde da Família, realização e encaminhamentos para serviços de especializações médicas e realização de exames especiais e de imagens. Retomada de atividades físicas e grupos interativos com idosos, hipertensos e diabéticos, complementação de aparelhagem em saúde para melhoria de atendimento à população, assistência odontológica e organização do Programa de Combate ao Tabagismo.

 

 


Suporte Chat