Notícias de Águas Lindas - Levantamento de índice constata baixa infestação do mosquito da dengue em Águas Lindas

O Levantamento de Índice de Infestação Predial (LIRA), realizado na última semana pela Coordenação Municipal de Endemias constatou a baixa infestação do mosquito Aedes aegypti no município de Águas Lindas e o controle da situação. Os índices apurados estão de acordo com as expectativas do Ministério da Saúde.

A intenção é manter em menos de 1% a infestação predial pelo Aedes aegypti em todos os bairros da cidade, detectar precocemente os casos de dengue evitando a letalidade das formas graves.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, equipes de endemias intensificam a atuação com o processo transformador e com a metodologia participativa para contribuir na conquista e manutenção de saúde coletiva, despertando nas pessoas a capacidade de tomar decisões e agir em favor do bem estar de todos.

Para o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, o combate a dengue começa com a prevenção. "O nosso maior investimento foi na prevenção, implantando programas de governo voltados para a educação em saúde junto à coletividade", ressalta Hildo.

As ações são efetivadas de forma contínua e sistemática no sentido de conscientizar e mobilizar a população com o objetivo de manter o controle da situação e assim diminuir expressivamente a presença dos vetores de transmissão da doença.

"Os servidores envolvidos no processo analisam criticamente a realidade do ambiente, decidem ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações, organizam e realizam ações para avaliá-las com o espírito crítico”, disse o coordenador Municipal de Endemias, Lourisvan Santiago.

Os trabalhos são intensificados também nas escolas municipais e estaduais com palestra educativa, distribuição de folders, adesivos. Formação de equipes para a atuação direta junto à comunidade dessas escolas, para abordagem, divulgação e orientação aos moradores.

E ainda o acompanhamento das ações realizadas, isto é, controle de qualidade do serviço prestado a população, bem como o modo em que o cidadão se submete a esse serviço, criando mudanças em seu meio de viver. Limpeza dos locais totalmente tomados por lixões, com pás mecânicas e caminhões basculantes com o auxilio de um agente de combate às endemias e servidores da Secretaria de Obras. Além da instalação de placas educativas após a limpeza desses locais.

O Plano de Contingência objetivou a identificação da necessidade de materiais, EPIs (Equipamento de Proteção Individual), aquisição de veículos e materiais permanentes para atender a demanda local preconizada pelo Ministério da Saúde.

O Plano contempla principalmente a questão ambiental/vetorial. A definição de estratégias, além das relativas à assistência, passa pela qualificação da vigilância epidemiológica e entomológica, apoio laboratorial, ações integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social, saneamento e suporte legal para as ações criadas pela nova administração.

 

 

 

 

 


Suporte Chat