Notícias de Águas Lindas - Programa Evasão Zero revoluciona a educação no município, garante Hildo do Candango

Com apenas 23 anos de formação politica e administrativa o município de Águas Lindas de Goiás está superando as barreiras iniciais da sistematização educacional para atender com mais eficiência a uma demanda cada vez mais crescente. "Estamos em um momento em que a necessidade de ações é a principal ferramenta para nivelar, alinhar e superar desajustes sociais", diz o prefeito Hildo do Candango.

Hildo do Candango implantou por meio da Secretaria Municipal de Educação o Programa Evasão Zero com proposta pedagógica para até 2020, sendo que os resultados iniciais do programa já apresentam uma mudança considerável na estrutura do ensino e aprendizagem, gerando crescentes perspectivas de uma melhoria efetiva na qualidade da educação no município.

"Após minucioso estudo, concluiu-se que a oferta no ensino fundamental I é praticamente em sua totalidade capaz de suprir a demanda do município, no entanto, na contra mão estava à garantia da permanência do aluno durante esta etapa escolar. Com mais de 2.500 alunos reprovados ou evadidos, a aprovação não passava dos (89%) e somente do 1º aos 5º anos foram retidos 2.015 alunos, estes não tiveram direitos basilares respeitados", diz Hildo do Candango.

De acordo coma a Direção Pedagógica da SME sem a garantia de permanência e avanço nos estudos, a desmotivação vinha em duas frentes, professores desmotivados com turmas desniveladas e sem apoio adequado e alunos desmotivados e alheios à necessidade de estudar. A situação mudou com a efetivação de novos profissionais da educação municipal.

"Este é um processo que se inicia, mas os resultados já são significativos, 615 alunos não fazem mais parte do universo estrondoso e da política de reprovação, pois, de 2.015 alunos evadidos,  em 20162017 caiu para 1.400, elevando o município ao índice de 91% de aprovação, sendo que  em 2017  o número alcançou os 95% de aprovação, graças ao emprenho na execução do programa, se tornando um dos municípios brasileiro que mais oferta e garante a permanência do aluno na sala de aula",  diz o secretário de educação, Deusimar Macedo.

São responsáveis em caso de ausência injustificada: o professor em não relatar o caso à coordenação; a coordenação em não notificar a gestão; a gestão em caso de omissão e o programa por falta de ação e feedback à escola.

Com essas ações, no ano vigente o município conseguiu tirar a educação do rol negativo onde 25 das 45 escolas estavam no vermelho, para apenas 9 em 2017, no entanto a meta é que todas as escolas alcancem entre 94% à 98% de fluxo.

O ANO DA EDUCAÇÃO

A intenção do prefeito Hildo do Candango é fazer do ano de 2018 o ano da Educação Infantil, como expressão-síntese da alta prioridade atribuída pelo governo a essa área do ensino municipal, nos seus programas de ações e investimentos. Para isso, pretende criar, entre outras a expansão da educação infantil e pré-escolar, dotando cada bairro e comunidade de Águas Lindas, com pelo menos, uma creche.

Construir e colocar em funcionamento novas escolas municipais de ensino dotadas de bom padrão de qualidade operacional das atividades pedagógicas, didáticas e administrativas em convênio com o FNDE.

 


Notícias de Águas Lindas - Juíza de Águas Lindas é convidada para auxiliar Presidência do STJ
GERAL
Notícias de Águas Lindas - Juíza de Águas Lindas é convidada para auxiliar Presidência do STJ

A juíza da 1ª Vara Criminal da comarca de Águas Lindas de Goiás, Cláudia Silvia de Andrade Freitas, foi convidada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio Noronha, para exercer as funções de juíza auxiliar da Presidência do STJ.

INPALGO: um instituto pioneiro de Águas Lindas de Goiás
GERAL
INPALGO: um instituto pioneiro de Águas Lindas de Goiás

Fundado pelo produtor cultural, Dom Chicão, o Instituto dos Pioneiros de Águas Lindas de Goiás (Inpalgo), reúne milhares de moradores da cidade e é uma referência no município.

Projeto da APAC quer humanizar mais o Sistema Prisional em Goiás
GERAL
Projeto da APAC quer humanizar mais o Sistema Prisional em Goiás

Com o objetivo de buscar parcerias e viabilizar convênio com o Estado de Goiás visando à destinação de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (FunPen) para a implantação do projeto-piloto, inicialmente em Paraúna, da proposta e a metodologia de trabalho da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), foi realizada nesta terça-feira (29/8) uma reunião em Goiânia.

Notícias de Águas Lindas – Juízes goianos participam da XII Jornada Lei Maria da Penha em Brasília
GERAL
Notícias de Águas Lindas – Juízes goianos participam da XII Jornada Lei Maria da Penha em Brasília

Autoridades do poder judiciário participaram da XII Jornada Lei Maria da Penha em Brasília. O evento reuniu juízes, promotores de Justiça, delegados, defensores públicos, psicólogos e assistentes sociais de todo o Brasil para debater as principais questões relacionadas à violência doméstica contra a mulher.

Notícias de Águas Lindas - Assembleia Legislativa aprova projeto de reestruturação judiciária em Goiás
GERAL
Notícias de Águas Lindas - Assembleia Legislativa aprova projeto de reestruturação judiciária em Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou o Projeto de Lei nº 3280/18, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), no último mês. O texto foi enviado à Casa Civil da Governadoria para sanção, e prevê a criação de 33 novas varas, entre outros pontos, a fim de atender ao aumento da demanda do Poder Judiciário nos últimos anos, principalmente no interior, com distribuição equitativa de processos.

Gestão Hildo do Candango começa implantação de sistema tributário a fim de desburocratizar e simplificar serviços
GERAL
Gestão Hildo do Candango começa implantação de sistema tributário a fim de desburocratizar e simplificar serviços

Com o objetivo de acelerar e de desburocratizar os serviços tributários do município de Águas Lindas de Goiás, a gestão de Hildo do Candango, começou esta semana a debater sobre a possibilidade de modernizar o sistema de setorização e de organização do fluxo processual. Na prática, isso significa agilizar os serviços que envolvem processos de contribuintes junto ao poder público.  

Obras de infraestrutura urbana continuam a marcar gestão Hildo do Candango em Águas Lindas de Goiás
GERAL
Obras de infraestrutura urbana continuam a marcar gestão Hildo do Candango em Águas Lindas de Goiás

O maior exemplo de que a gestão Hildo do Candango está dando certo em Águas Lindas de Goiás vem das postagens feitas pelo próprio prefeito em suas redes sociais. Em uma análise superficial sobre as redes sociais do prefeito, é possível observar as inúmeras obras e ações promovidas por seu governo em vários segmentos da sociedade, com destaque para o segmento de infraestrutura urbana.

Suporte Chat