Notícias de Águas Lindas - Prefeito Hildo organizou a educação no município de Águas Lindas

Com apenas 23 anos de emancipação política e administrativa o município de Águas Lindas de Goiás promoveu uma efetiva melhoria do sistema de ensino municipal, cujos objetivos alcançados se devem pela transformação da organização e planejamento para a docência e reorganização no sistema municipal de ensino.

Para isso Hildo promoveu uma reorganização do sistema de ensino das escolas implementando o Sistema de Jornada Ampliada, cujo propósito foi promover a possibilidade de maior atendimento às crianças e aumento do tempo de planejamento do professor dentro e fora de seu local de trabalho.

Com o programa Evasão Zero, o município conseguiu tirar a educação do rol negativo onde havia 25 escolas das 45 no vermelho, para apenas 9 em 2017, entretanto, a meta é que todas as escolas alcancem entre 94% à 98% de fluxo até o final deste ano. Atualmente a rede municipal de educação possui mais de 22 mil alunos matriculados em mais de 45 escolas. Só no 1º ao 3º ano são 9.045 alunos matriculados.

É realizado constante acompanhamento pedagógico, em especial aos alunos do Ensino Fundamental I: 4º ano – 3.556 alunos divididos em 128 turmas. 5º ano – 3.271 alunos divididos em 117 turmas. O programa Mais Educação atende aproximadamente 8.000 alunos nas 32 escolas que possuem o programa em cinco oficinas (letramento, esporte, cultura, horta, fanfarra)

São executadas ações que ajudam na conduta e no trato com as crianças de 0 à 5 anos das escolas. Mais de 90% dos servidores são concursados efetivos, incluindo fonoaudiólogos, assistentes sociais, nutricionistas. Existe uma constante capacitação dos servidores.

Cerca 350 professores estão em formação pelo PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Mais de 70 professores estão em formação nas TICs – Tecnologia das Informações e Comunicações na Educação. E ainda 50 coordenadores e gestores escolares são capacitados em Elaboração de Projetos Educacionais pelo DEC da Secretaria em parceria com o Núcleo Tecnológico de Formação de Educadores de Anápolis.

O Polo UAB atende atualmente com cursos superiores diversos, em parceira com a UFG, UEG e UnB. A EJA está presente em 04 polos que envolvem 15 escolas, com um total de 352 alunos a partir de 15 anos.

Foram ainda criados os jogos escolares, que são realizados anualmente, contando com 1.925 participantes nas modalidades Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Atletismo, Judô, Tênis de Mesa, Xadrez e Dama, sendo: 33 escolas Municipais, 09 escolas Estaduais. 03 escolas particulares. O Programa Mais Cultura na Escola, conta com 07 escolas atendidas com mais de 2.000 alunos contemplados em parceria com entidades (ONGs).

São transportados diariamente mais de 5.000 alunos nos três turnos, inclusive em áreas rurais, onde alguns moram a mais de 20km da escola. Todos os motoristas são capacitados conforme portaria do Detran-GO. Existe um rígido controle da manutenção veicular, combustíveis e quilometragens. São transportados diariamente mais de 128 alunos especiais para o Centro de Ensino Especial 01, no DF.

Estão disponíveis na rede municipal de educação 135 máquinas de reprografia (copiadoras, Scanners). Mais de 582 computadores instalados, sendo que 38 laboratórios estão ativados, atingindo o 3º lugar de unidades conectadas e monitoradas em Goiás pelo MEC. As unidades escolares foram equipadas da cozinha às salas de aulas. Todas as escolas passaram a ter balanças. Bom funcionamento do controle e distribuição da merenda escolar inclusive processos tais como: Recebimento de mercadorias, Processos de Licitação, Compras, Entrega, Pagamento, Estocagem.


Suporte Chat