Notícias de Luziânia - Com apoio da Prefeitura de Luziânia, Congresso de Literatura do município chega a sua 6ª edição

Com o apoio da Prefeitura de Luziânia, a Secretaria de Educação do município, realizou nos dias 21, 22 e 23 de março, a 6ª edição do Congresso de Literatura Infanto-juvenil de Luziânia (Conluz). O evento, que aconteceu no Centro de Cultura e Convenções Professora Abigail Brasil da Silveira e no Centro Comunitário Padre Bernardo, tem como objetivo principal despertar nos cidadãos o prazer pela leitura.

A iniciativa do governo de Luziânia vai ao encontro da necessidade de estimular entre os brasileiros o hábito da leitura. Como dizem os especialistas, ler é importante para que o cidadão moderno possa adquirir conhecimento e também informação.

No Brasil, uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), mostrou que 44% dos brasileiros não lê e que 30% deles nunca comprou um livro.

São vários os motivos que fazem os brasileiros lerem tão pouco. No caso de Luziânia, o governo municipal deu o primeiro pontapé numa caminhada que pode aumentar o nível de cidadania entre a população local, já que a leitura permite o acesso à informação, que é elemento básico na construção da cidadania de um povo.

A gestão do prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin, explica que o Conluz tem a função de possibilitar ao participante do evento uma “viajem” pelo ambiente da literatura.

Este ano, a edição do Congresso homenageou o escritor André Neves.

“Foram três dias de oportunidades para experimentar um jeito inovador de trabalhar e promover a leitura através de espetáculos, oficinas e palestras”, disse o prefeito Tormin.

  


Suporte Chat