Notícias de Mimoso de Goiás - Prefeitura de Mimoso de Goiás lança programa comunitário para apoiar produção agrícola local

A Prefeitura de Mimoso de Goiás tem realizado um projeto agropecuário que pode entrar para história do município como um projeto inovador e promissor. Trata-se do “Lavoura Comunitária”, que visa fomentar a produção agrícola local por meio de políticas públicas. De acordo com a Prefeitura, o projeto atualmente apoia a produção agrícola correspondente aos anos de 2017 e 2018. A plantação desenvolvida pelo projeto já está no seu 75º dia de plantio.

“O programa é voltado para entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, como associações, cooperativas, sindicatos e prefeituras, entre outros, que possuem áreas para plantio e pretendem investir em lavouras. Um dos principais objetivos é a redução da insegurança alimentar em áreas rurais e semiurbanas”, comunica a Prefeitura de Mimoso de Goiás.

Para participar do projeto é preciso, antes, realizar inscrição na agência da Emater do município. Conforme a justificativa da própria prefeitura, o projeto tem também a função de estimular o mercado de trabalho local e de criar melhores condições de trabalho para os pequenos agricultores. 

“Esse é um exemplo do esforço do governo em buscar desenvolvimento e trazer resultados efetivos para a população”, afirma o prefeito de Mimoso de Goiás, Genivaldo Gonçalves do Reis.

O projeto “Lavoura Comunitária”, como o nome já diz, trata-se de uma proposta de trabalho voluntário e coletivo. Cada agricultor participante tem, após a colheita, direito a 96% da produção – essa quantia é dividida entre todos os agricultores participantes. Os 4% restantes são destinados às entidades filantrópicas do município.

O programa foi criado em 1999 durante o primeiro governo de Marconi Perillo e já beneficiou mais de 500 mil famílias.

Em Mimoso de Goiás, recentemente teve a última reunião dos agricultores com o técnico agrícola da Emater, Elandes Abreu, para fazer o balanço geral sobre o programa. Na ocasião, constatou-se que o “Lavoura Comunitária” será um divisor de águas na realidade agropecuária do município e da região do Entorno do Distrito Federal.

O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, ao saber do programa desenvolvido pela gestão do prefeito Genivaldo Reis, ressaltou a importância de tal iniciativa e destacou que a economia de Mimoso de Goiás é o aspecto que mais se beneficiará com a execução do programa.

“Há muito tempo a agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional, além disso, foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas no país. E em Mimoso não será diferente, por isso, afirmo: a gestão do prefeito Genivaldo vai fazer uma mudança significativa na realidade do município”, lembra Hildo.

 


Suporte Chat