Notícias de Valparaíso - Gestão de Pábio Mossoró inaugura a primeira ludoteca em Valparaíso de Goiás

Foi inaugurada em Valparaíso de Goiás, com apoio da Prefeitura local, a primeira ludoteca na cidade. As ludotecas são espaços voltados ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência, maus tratos ou negligência. De acordo com informações da prefeitura, a construção do espaço se concretizou com o apoio do Instituto Sabin e foi coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 

“A intenção do projeto que será executado no Centro de Referência de Assistência Social - CREAS de Valparaíso de Goiás é proporcionar uma melhoria nos atendimentos realizados na rede pública de saúde, de justiça e de assistência social”, informa a prefeitura.

A ludoteca é equipada com jogos e recursos pedagógicos e lúdicos que, segundo a prefeitura, “potencializam e ajudam as vítimas a expressar e interpretar o que lhes teria acontecido”. Atuaram no local, psicólogos e assistentes sociais, que ficarão incumbidos de promover a aproximação e a interação com crianças vítimas de violência, ou então com aquelas que tiveram as mães agredidas pelos próprios companheiros ou ex-companheiros.

“Nas ludotecas, junto com brinquedos, livros e bonecos especiais que representam a família, os profissionais do CREAS podem obter informações e detalhes importantes sobre a violência sofrida pela criança ou pela família, o que facilita o diagnóstico precoce”, comunica a prefeitura. A ludoteca será coordenada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município.

O prefeito do município, Pábio Mossoró falou da importância do apoio dado pelo instituto e agradeceu a parceria. “Esse instrumento é de fundamental importância para melhorar e ampliar o atendimento. Infelizmente nós ainda nos deparamos com violências desse tipo. Parabéns ao Sabin pela iniciativa, agora, nossa responsabilidade aumenta porque temos condições de atender nossa comunidade com qualidade”, disse Mossoró.

Também prefeito, Hildo do Candango, que administra o município de Águas Lindas de Goiás, disse que a iniciativa do governo de Mossoró demonstra que sua gestão é voltada a fazer políticas públicas que almejem o aumento da qualidade de vida da população. Segundo Hildo, no Brasil, são raros os municípios que possuem uma ludoteca.

“É o exemplo que se trata de um governo comprometido com a causa do mais fraco. Pábio Mossoró será lembrado por esta e outras ações muito bem acertadas de seu governo. No Brasil, por exemplo, você conta nos dedos as cidades que possuem ludotecas, que como sabemos é um espaço imprescindível na ressocialização de crianças e adolescente”, afirmou Hildo.


Suporte Chat