Projeto NA ESTRADA: Fábula, Sátira e Lirismo se encontram em projeto coletivo de teatro

Três grupos de Goiânia/Goiás viajam juntos pelo Brasil, apresentando 3 espetáculos consagrados pelo público e pela crítica, em 8 cidades de 4 estados, além do Distrito Federal. Rato de Biblioteca, da Cia de Arte Poesia Que Gira, A história é uma Istória, do Grupo Bastet e Quando se abrem os Guarda-Chuvas, da Farândola Teatro, circulam por cidades de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Entre os meses de abril e maio, um incomum projeto coletivo parte de Goiânia/GO, para uma caravana teatral repleta de sonhos e significados. Trata-se de uma circulação que envolve artistas de três diferentes grupos goianos, que buscam no fazer coletivo e na formação de novas redes o fortalecimento da produção cênica do Planalto Central em face de um cenário nacional ainda concorrido e nem sempre amistoso. O projeto conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás do Governo de Goiás e com a produção da Plano V Eventos e Cultura. Em Brasília a realização conta com a parceria da "Nossa Produtora" e "Circa Brasilina".

A quarta cidade a receber o projeto será a Capital Federal, nos dias 01, 02 e 03 de maio, de terça a quinta-feira, sempre às 19h, no Mercado Sul Brasília/DF. Em seguida será a vez de Cavalcante/GO, nos dias 04, 05 e 06 de maio, dentro da comunidade Kalunga. Nestas datas o público poderá conferir, gratuitamente, três diferentes espetáculos, cada um deles apontando para questões do mundo contemporâneo, mas com formas, linguagens e para públicos diferentes. Em seguida a caravana segue para Brasília/DF, Cavalcante/Go, Mauá/SP,  Campo Grande/MS, Mauá/SP e São Paulo/SP.

Três em três

Enquanto o espetáculo para crianças Rato de Biblioteca encanta pela ingenuidade e doçura, mostrando ao público que o mundo dos livros e da leitura é algo a ser preservado, o espetáculo para o público de jovens e adultos A História é uma Istória, traça um perfil de uma humanidade miserável e amoral, por meio do texto irônico e debochado de Millôr Fernandes. Quando se Abrem os Guarda-Chuvas, por sua vez, remete ao entardecer da vida, discorrendo de forma poética e cômica sobre os percalços e possibilidades de envelhecimento no mundo contemporâneo. Assim, com estes três trabalhos, já bastante amadurecidos pelo tempo de existência, os artistas-criadores Fernanda Pimenta, Thaíse Monteiro e Thiago Moura se unem na importante tarefa de levar teatro a todos os cantos e pessoas, debatendo as condições do próprio fazer teatral.

Segundo seus realizadores, a principal força deste projeto está em sua capacidade de viabilizar a colaboração de três importantes grupos de Goiás, fomentando seus trabalhos, valorizando a arte local e fortalecendo o cenário artístico do estado. Esse coletivo, formado pelos grupos Cia de Arte Poesia que Gira, Grupo Bastet e Farândola Teatro, já vem trabalhando e colaborando uns com os outros nos últimos cinco anos, portanto, este projeto é fruto desta parceria pré-existente, que confere maturidade e qualidade estética para todos estes trabalhos.

Intercâmbio

Além dos espetáculos, o projeto também prevê bate-papo e residência artística em cada uma das localidades. Segundo Patrícia Vieira, da Plano V Eventos e Cultura, produtora do projeto, a ideia é “estabelecer pontes de diálogo entre os artistas dos espetáculos, o público, a produção e os artistas de cada localidade visitada”. Sobre a relevância deste tipo de ação ela reforça: “É importante para criarmos estratégias de mobilização e fidelização do público de cada cidade às obras teatrais e aos espaços culturais que estão nos recebendo. Consideramos mesmo como uma atividade artístico-pedagógica, de fomento à arte e à cultura e de formação de público e plateia. Nossa ideia é criar e fortalecer essas redes de produção e circulação de espetáculos, como uma via de duas mãos. Nós levamos nosso trabalho e contamos com esses parceiros, que futuramente também poderão contar conosco para trazerem para Goiás suas produções.”.

Sobre os espetáculos

Quando se abrem os Guarda-Chuvas – Farândola Teatro: Um poema cômico sobre o envelhecer. O monólogo “Quando se abrem os guarda-chuvas” tem a atuação de Fernanda Pimenta, que também é coautora da obra. Um trabalho que nasceu junto com o Farândola Teatro, no ano de 2011. A direção é da espanhola Elena Diego e a dramaturgia do carioca João Pedro Fagerlande. Um trabalho de teatro físico e poético, que é ao mesmo tempo melancólico e cômico, lírico e áspero, contundente e apaziguador. A oralidade é o ponto de partida da personagem Conceição, uma viúva de mais de 70 anos, que se relaciona com o público de uma maneira calorosa, falando de seu dia-a-dia de pessoa idosa, que viu seu mundo se transformar aos poucos. A espevitada figura fala em futuro, em desejos, em como se relaciona com um mundo cada vez mais veloz e tecnológico, e certifica à audiência de sua autonomia e capacidade de se apropriar de tudo isto, inclusive de sua vontade de novamente amar. Dona Conceição contracena com suas memórias e com personagens que estão do outro lado da ligação ou das redes sociais. Ou seja, quando Dona Conceição abre seu guarda-chuva é tão somente para sair mundo afora, caminhando em direção a um futuro que ainda pode lhe reservar muitas surpresas.

A história é uma Istória - Grupo Bastet: Uma comédia de Millôr Fernandes. Um espetáculo questionador e atual, que aborda a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, derrubando os mitos, questionando os ídolos e ridicularizando os “grandes” feitos da humanidade, contando-os pela ótica dos excluídos, explorados e derrotados. O poder do espetáculo está no encontro com o espectador. Corrupção, exploração do sexo, a miséria humana, a canalhice dos poderosos, a alienação das massas. Tudo isso contado pelo Grupo Bastet, que há 15 anos inquieta-se na criação de obras sobre o mundo que alcançamos e sobre o mundo que sonhamos. No elenco estão Thiago Moura e Fernanda Pimenta. A direção do espetáculo é de Lua Barreto. E o ator Miqueias Paz foi quem fez a direção dos atores.

Rato de Biblioteca – Cia de Arte Poesia Que Gira: Uma Ratinha, ávida leitora, e uma Traça, muito sabichona e gulosa, são as protagonistas desta trama, que faz uma defesa divertida do hábito da leitura. O enredo mostra que as duas são moradoras de uma biblioteca pública que está prestes a fechar por falta de leitores. Preocupadas com seus futuros, elas vão armar os mais mirabolantes planos para defender seu lugar de vida e de cultura. O público se torna cúmplice do estratagema. As atrizes Thaíse Monteiro e Fernanda Pimenta cantam, dançam, tocam instrumentos e se apropriam do circo e do teatro para lembrar o público sobre o poder e a importância dos livros. O espetáculo está em cartaz desde 2012.

SERVIÇO:

Projeto NA ESTRADA: Circulação Coletivo Bastet – Farândola – Poesia que Gira - em BRASÍLIA/DF

Programação - Ordem dos espetáculos:

Datas e locais:

01, 02 e 03 de maio

Ter - 19h - 1 de Maio

Farândola Teatro – Quando se Abrem os Guarda-Chuvas

Qua - 19h - 2 de Maio

Grupo Bastet – A História é uma Istória

Qui - 19h - 3 de Maio

Poesia que Gira Cia de Arte – Rato de Biblioteca

Endereço:

[ENDEREÇO]

Mercado Sul - QSB 12/13 - Área Especial, Setor B Sul, loja 05 - Cep: 72015-630 Taguatinga – Brasília/DF

[MAIS INFORMAÇÕES]

62 99948-9556 (Plano V Eventos e Cultura - WhatsApp)

61 98464-2544 (Nossa Produtora)

www.facebook.com/teatrobastet

Próximas cidades:

04, 05 e 06 de Maio - Cavalcante/GO

11, 12 e 13 de Maio – Campo Grande/MS

18, 19 e 20 de Maio – Mauá/SP

23, 24 e 25 de Maio – São Paulo/SP

Classificações: Livres – ENTRADA FRANCA

Com informações da:

Assessoria de imprensa: Ana Paula Mota / 62 99941 5464 / anapaulamota@gmail.com

Produção: Plano V Eventos e Cultura / Patrícia Vieira / 62 99948-9556

 


Gestão Hildo do Candango faz parcerias para oferecer cursos de especialização aos moradores de Águas Lindas de Goiás
GERAL
Gestão Hildo do Candango faz parcerias para oferecer cursos de especialização aos moradores de Águas Lindas de Goiás

A Gestão Hildo do Candango por meio da Secretaria de Assistência Social realizou na última quarta-feira (17) a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de cuidador de idosos e maquiador promovido graças à parceria com o Instituto Tecnológico do Estado de Goiás - ITEGO de Anápolis. A solenidade aconteceu no salão de festas do Rotary Club Águas Lindas.

Prefeito Hildo do Candango melhora índice de segurança em Águas Lindas de Goiás
GERAL
Prefeito Hildo do Candango melhora índice de segurança em Águas Lindas de Goiás

Desde que assumiu relevante participação política através do mandato de deputado estadual e posteriormente a eleição e reeleição no cargo de prefeito do município de Águas Lindas, o Prefeito Hildo do candango deu início a um intenso trabalho de conquista de infraestrutura e serviços públicos de suma importância que transformaram a cidade em pólo de diversos serviços da região, atendendo tanto os moradores do município como cidades vizinhas.

Prefeito Hildo do Candango se reúne com Secretário de Saúde para implantar ambulatório para gestantes de alto risco em Águas Lindas
GERAL
Prefeito Hildo do Candango se reúne com Secretário de Saúde para implantar ambulatório para gestantes de alto risco em Águas Lindas

O Prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, se reuniu com o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Rangel na última segunda-feira (15), para implantar um ambulatório no município direcionado para as gestantes de alto risco que necessitam de um acompanhamento de pré-natal especializado.  

Hildo do Candango promove o crescimento de Águas Lindas de Goiás
GERAL
Hildo do Candango promove o crescimento de Águas Lindas de Goiás

Desde o início de sua gestão, o Prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango estabeleceu o compromisso de promover o crescimento do município, atrair investidores e transformar num dos melhores locais para se viver no Entorno do Distrito Federal.

Gestão Hildo do Candango entrega cobertores para catadores de materiais recicláveis
GERAL
Gestão Hildo do Candango entrega cobertores para catadores de materiais recicláveis

A gestão do Prefeito Hildo do Candango por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na última semana a entrega de cobertores para os catadores de materiais recicláveis que trabalham no aterro sanitário de Águas Lindas.

Gestão Hildo do Candango intensifica combate a dengue em Águas Lindas de Goiás
GERAL
Gestão Hildo do Candango intensifica combate a dengue em Águas Lindas de Goiás

O Prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango em parceria com a Secretaria de Obras e a Secretaria de Saúde intensificaram o combate ao mosquito da dengue no município através da campanha Manejo Ambiental.

Hildo do Candango promove melhorias na educação de Águas Lindas
GERAL
Hildo do Candango promove melhorias na educação de Águas Lindas

Desde o início de sua gestão, o Prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango estabeleceu o compromisso de melhorar a qualidade da educação no município e transformá-la em um modelo referencial para as outras regiões do país.

Suporte Chat