Notícias de Cocalzinho - Prefeitura de Cocalzinho de Goiás faz parceria com Câmara de Vereadores do município para desenvolver projeto de preservação e recuperação de nascentes

Uma parceria entre a Câmara de Vereadores de Cocalzinho de Goiás e a Prefeitura local possibilitou a realização da 1ª edição de um seminário voltado exclusivamente ao debate sobre a preservação e a recuperação de nascentes do município.

A preservação e a recuperação de nascentes é uma das medidas defendidas por ambientalistas de toda parte do mundo quando se trata de discutir temas relacionados à água potável.

Com o aumento da produção industrial e também devido ao forte processo de globalização pelo qual o mundo tem passado, o consumo de água potável se tornou cada vez mais difícil, uma vez que a água passou a ser um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, já que todos os setores de atividade humana necessitam dele para sobreviver.

O projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Cocalzinho, o “Berço das Águas”, tem objetivo de orientar a população sobre os riscos causados pelo desmatamento de encostas e das matas ciliares, além do uso irregular do solo, no assunto que se refere às nascentes.

“O secretário da SEMMA, Márcio Werley Barbosa, foi convidado pela organização e na oportunidade mostrou as principais ações desempenhadas pela equipe do meio ambiente municipal e as projeções futuras, destacando a recente conquista do fechamento de parte do perímetro da nascente da Pedra Fincada, uma das fontes de abastecimento da sede Cocalzinho”, informou a prefeitura de Cocalzinho.

Conforme podemos observar pelas ações executadas pela administração do prefeito municipal, Alair Ribeiro, Cocalzinho tem recebido atenção especial quando se trata de políticas públicas voltadas às questões ambientais.  

“Queremos conscientizar a população que a primeira medida proposta é de ampliação da área preservada, melhorando as condições de abastecimento de águas provida da chuva, tendo maior infiltração para o lençol freático. Outra ação de extrema relevância seria a construção do tratamento de esgoto e de fossas assépticas nas residências ao redor da nascente, evitando o lançamento de resíduos nas águas da propriedade”, diz Alair Ribeiro.

O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, que tem como marca de sua gestão a construção de rede coletora de esgoto e água pluvial em quase todo o território urbano do município, disse que o projeto desenvolvido pelo governo de Cocalzinho deve ser adotado por todos os governos municipais que compõem a região do Entorno do DF. Conforme Hildo explica, já que se trata de uma região interligada, ou seja, as nascentes que estão no território de Cocalzinho indiretamente estão ligadas as nascentes dos municípios vizinhos.

“A preservação da qualidade da água é uma necessidade universal, que exige atenção por parte das autoridades e população em geral. Se não cuidados dos recursos que a natureza nos oferece, a grande perca é da humanidade que sofrerá com a falta desses recursos. Por isso acho que todo gestor público tem essa obrigação de cuidar da água”, diz Hildo.

 


Suporte Chat