À frente da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango aumenta apoio ao ensino profissionalizante

Mais de 80 alunos se formaram no Pronatec este ano.

O apoio que tem sido dado pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás ao segmento da educação profissionalizante pode ser constatado no evento de formatura dos alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A celebração da data foi possível graças à parceria construída entre Instituto Tecnológico de Goiás Genervino Evangelista da Fonseca da cidade de Luziânia e o Instituto Tecnológico Governador Onofre Quinan da cidade de Anápolis. Os formandos são alunos dos cursos de cabeleireiro, assistente administrativo e cuidador de idosos.

A secretária de Assistência Social de Águas Lindas, Maria Fábia, participou da cerimônia de formatura. Em entrevista à assessoria de comunicação da Prefeitura de Águas Lindas, ela comentou sobre as dificuldades e as vantagens para a população quando o poder público decide apoiar programas como o Pronatec.

“Tivemos uma série de dificuldades, mas vocês foram excepcionais nos auxiliando na continuidade dos cursos. Fico feliz que mesmo antes de finalizar os cursos, alguns já estão trabalhando na área escolhida, isto nos deixa com a sensação de dever cumprido. Contamos com o diretor do ITEGO de Anápolis, Eduardo, para trazer novos cursos e dar continuidade na capacitação profissional de nossa população”, disse a secretária à assessoria.

A gestão de Hildo do Candango, ao valorizar o ensino técnico, vai no sentido inverso da realidade do país, onde, segundo dados do IBGE, de 2014, apenas 2,2% da população com idade acima de 15 anos já participaram em algum curso técnico. Ao apostar na qualificação técnica da população, a gestão de Hildo possibilita que a mão de obra de Águas Lindas se qualifique por meio de uma das modalidades mais acessíveis à população, uma vez que muitos dos seus cursos não requerem escolaridade mínima para frequentá-los, segundo o IBGE.

O prefeito Hildo do Candango não pode participar da cerimônia de formatura, mas ao comentar sobre o evento, ele destacou a importância de acontecimento que valorizem a prática pelo estudo e pela qualificação profissional do cidadão.

“O objetivo de buscar uma qualificação é agregar ao profissional conhecimentos técnicos, teóricos, práticos referente à área da qual se deseja desenvolver. É esta formação que dará preparação e suporte ao profissional que visa desenvolver e aprimorar habilidades para executar tarefas e funções específicas. Atualmente, é imprescindível que profissionais, frente ao atual e competitivo mercado de trabalho, procurem constantemente se atualizar e se qualificar”, lembrou Hildo.

O evento também contou com a presença da Diretoria do Trabalho que integra a Secretaria de Assistência Social, representado por Cristiano Vasconcelos, das coordenadoras do CRAS Santa Lúcia, Francoise Silva, e do CRAS Barragem, Denise Araújo, do gestor do Programa Bolsa Família de Águas Lindas, Kleber Sousa, do secretário de Obras, José Fernando, e do subsecretário de Educação, Severino Nunes.



 

 


Suporte Chat