Notícias de Águas Lindas - Gestão Hildo capacita profissionais para atuar em Águas Lindas junto ao Programa de Planejamento Familiar

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás informa que os profissionais que atuaram na Rede Municipal de Atenção Básica de Saúde pelo Programa de Planejamento Familiar já estão sendo capacitados para tal iniciativa. De acordo com o governo, os cursos capacitatórios estão acontecendo no auditório do Instituto Educacional Profissional (IEP).

Um dos cursos oferecidos durante o treinamento foi ministrado pelo médico ginecologista, Metódio Ribas, que comentou sobre a importância de se ter nos municípios o desenvolvimento de políticas de planejamento familiar, conforme vem fazendo a gestão de Hildo do Candango em Águas Lindas.

Ainda sobre Metódio Ribas, o secretário de Saúde de Águas Lindas, Eduardo Rangel, garantiu que o médico voltou a trabalhar na rede de saúde do município. “O Dr. Metódio retornou a nossa rede de atendimento e somando com o Dr. Valdir que atende no programa de saúde da família vai melhorar a oferta deste atendimento. Ele atenderá na Policlínica com uma agenda previamente organizada pela regulação. Ele também iniciará um programa de implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU), método contraceptivo de longa duração com grande eficácia. Ele é reversível, isto é, depois de retirar o aparelho, a fertilidade da mulher volta ao normal”, garantiu Rangel.

O governo de Hildo do Candango busca ir ao encontro da recente pesquisa feita pelo Datafolha que mostrou entre os entrevistados que quando esses eram confrontados com a possibilidade de voltar no tempo e fazer algumas mudanças, 15% dos entrevistados afirmaram que se pudessem, não teriam filhos. 24% gostariam de menos filhos, 21% gostariam de mais e 33% declararam que estavam felizes com o número de filhos. O planejamento familiar, entre outras, tem esse objetivo, ou seja, dar informação às famílias para que elas possam ter a possibilidade de escolher o momento ideal para terem filhos, preservando o nosso bem estar físico e emocional, assim como o da criança, evitando gestações precoces e indesejadas e também a taxa de mortalidade infantil e materna.

“Na palestra ministrada pelo Dr. Metódio, ele informou que em 70% dos casos, a gravidez não foi desejada ou sem um planejamento adequado ocasionando uma série de preocupações e contratempos para as mulheres”, ressaltou Hildo ao comentar sobre a qualificação da equipe que atuará no Programa de Planejamento Familiar.

Hildo também informou que o Hospital Municipal Bom Jesus começará a realizar, daqui a 60 dias, cirurgias voltadas à saúde da mulher.


Suporte Chat