Gestão Hildo do Candango garante que periodicamente faz testes para certificação da qualidade da água consumida em Águas Lindas de Goiás

A gestão de Hildo do Candango na Prefeitura de Águas Lindas de Goiás divulgou informações sobre os procedimentos adotados pelo poder público para comprovar a qualidade da água potável consumida no município.

De acordo com a Prefeitura, essa fiscalização ocorre por meio do trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Vigilância Ambiental. “O trabalho consiste no conjunto de ações adotadas pelas entidades envolvidas no município de Águas Lindas de Goiás que tem o Sistema de Abastecimento de Água operado pelo consórcio SANEAGO/CAESB e acompanhado pelo município”, informa o governo municipal.

O procedimento adotado pela Prefeitura segue os ditames da Portaria do Ministério da Saúde Nº 2914/2011, que estabelece sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (níveis potáveis).

A notícia sobre a prática adotada pela gestão de Hildo foi amparada pela fala do secretário Municipal de Saúde, Eduardo Rangel, a medida foi adotada para prevenir contra doenças transmitidas por meio do consumo de água potável. “Realizamos mensalmente a análise em laboratório credenciado pelo o estado de Goiás, LACEN. Uma média de 30 amostras de água são coletadas em diversos bairros da cidade, levando em consideração os locais públicos e particulares que concentram maior número de pessoas em atividades. Tais como (hospitais, escolas, postos de saúde, presídios, supermercados, creches, produção de alimentos e residências)”, explica Rangel.

O coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, Geraldo Moreira dos Santos, comentou sobre o procedimento de fiscalização e destacou que, até o momento, nenhum laudo dessa inspeção feita na água detectou algum causador de risco para transmissão de doença. “Podemos afirmar que até o presente momento os laudos vindos do laboratório (LACEN) correspondente as amostras de água coletadas nesse município e enviadas para analise bacteriológica estão de acordo com as exigências da portaria ministerial”, afirma o coordenador.

O prefeito Hildo do Candango também comentou sobre o assunto e explicou que a medida adotada por seu governo deve ter respaldo de outros âmbitos do poder público. “Cabe às autoridades de saúde pública, das diversas instâncias de governo, a missão de verificar se a água consumida pela população atende às determinações dessa portaria, inclusive no que se refere aos riscos que os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde pública”, lembrou Hildo.

Para acionar a Vigilância Ambiental para solicitar visita nos domicílios o telefone de contato é (61) 98565-0630.


Suporte Chat