Notícias de Águas Lindas – Juízes goianos participam da XII Jornada Lei Maria da Penha em Brasília

Autoridades do poder judiciário participaram da XII Jornada Lei Maria da Penha em Brasília. O evento reuniu juízes, promotores de Justiça, delegados, defensores públicos, psicólogos e assistentes sociais de todo o Brasil para debater as principais questões relacionadas à violência doméstica contra a mulher.

O tema central da XII Jornada é a sensibilização e capacitação para investigação, instrução e julgamento dos casos de feminicídio. Foram abordadas ainda outras questões, como os desafios e avanços da Lei Maria da Penha na prevenção e no combate à violência doméstica contra a mulher em todo o Brasil, com especial atenção para os principais fatores que ainda contribuem direta ou indiretamente para a construção e perpetuação de uma cultura do machismo e do patriarcado que permeia a sociedade brasileira.

 O Brasil é o quinto país em que mais se matam mulheres no mundo, em termos relativos. Nota-se nesta XII Jornada Lei Maria da Penha uma grande preocupação com os altos índices de feminicídio registrados nos últimos anos no país.

Feminicídios em Goiás

Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha, os dados referentes aos levantamentos do Anuário da Segurança Pública, Mapa da Violência, Balanço do 180 e da Agência Patrícia Galvão apontam que o estado de Goiás mantém a segunda posição entre os estados da federação com maior número de feminicídios proporcionalmente à população feminina, perdendo apenas para o estado de Roraima. Este último tem média de 9,3 casos a cada 100 mil mulheres, enquanto Goiás subiu de 7,5 para 8,5 casos de feminicídio registrados no período de avaliação.

Em números absolutos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), em 2016, aconteceram 17 casos que podem ser considerados feminicídios, enquanto no ano de 2017 foram registrados 31 casos em todo o estado de Goiás. Dessas 31 ocorrências, 7 foram registradas em Goiânia e 6 em Aparecida de Goiânia. Nas cidades de Anápolis, Luziânia e Rio Verde os dados da Secretaria mostram 3 ocorrências de feminicídio em cada uma. As demais ocorrências de 2017 foram registradas nas cidades de Formosa, Catalão, Cidade de Goiás e Águas Lindas.

 

 


Notícias de Águas Lindas - Prefeito Hildo do Candango promove avanços significativos na educação
GERAL
Notícias de Águas Lindas - Prefeito Hildo do Candango promove avanços significativos na educação

O prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da Amab, Hildo do Candango, consegue realizar um trabalho de suma importância no setor educacional para garantir um melhor futuro à população de seu município, servindo também de modelo para outras administrações desta região.

Sintonia entre prefeito e vice-prefeito traz governabilidade e ações conjuntas em benefício da população
GERAL
Sintonia entre prefeito e vice-prefeito traz governabilidade e ações conjuntas em benefício da população

Desde a primeira eleição para prefeito em 1996 a relação entre os prefeitos e vice-prefeitos das gestões em Águas Lindas nunca foram boas. Brigas, intrigas e confusões, onde a sede pelo poder era o que mais queriam e se esqueciam do povo que os elegeram.

Obras de construção da Creche Mansões Pôr do Sol foram iniciadas
GERAL
Obras de construção da Creche Mansões Pôr do Sol foram iniciadas

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás iniciou na última semana as obras de  construção da creche no setor Mansões Pôr do Sol que irá somar a outros importantes benefícios públicos do município na região.

Serviços do CRAS em Águas Lindas de Goiás retomam atividades para 2019, informa Prefeitura
GERAL
Serviços do CRAS em Águas Lindas de Goiás retomam atividades para 2019, informa Prefeitura

As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Águas Lindas de Goiás já estão funcionando e as atividades voltadas para 2019 já começaram, segundo informações da própria assessoria de comunicação da Prefeitura. De acordo com o governo, após o período de festas natalinas, as unidades já estão recebendo novas turmas para os programas a serem ofertados neste ano.

Hildo do Candango agradece população por confiar em seu governo e destaca novas ações para 2019
GERAL
Hildo do Candango agradece população por confiar em seu governo e destaca novas ações para 2019

Entre as últimas postagens do prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, em sua página no Facebook, estão duas ações de seu governo que mereceu por parte do gestor atenção especial. Após agradecer a população por confiar em sua administração durante o ano que se encerrou, Hildo também destacou como preferência a postagem da informação que trata da aquisição de veículo para o segmento da saúde pública e do início dos trabalhos do ano de 2019. “O ano de 2019 se iniciou e com ele os trabalhos também”, escreveu Hildo.

Suporte Chat