Notícias de Águas Lindas – Juízes goianos participam da XII Jornada Lei Maria da Penha em Brasília

Autoridades do poder judiciário participaram da XII Jornada Lei Maria da Penha em Brasília. O evento reuniu juízes, promotores de Justiça, delegados, defensores públicos, psicólogos e assistentes sociais de todo o Brasil para debater as principais questões relacionadas à violência doméstica contra a mulher.

O tema central da XII Jornada é a sensibilização e capacitação para investigação, instrução e julgamento dos casos de feminicídio. Foram abordadas ainda outras questões, como os desafios e avanços da Lei Maria da Penha na prevenção e no combate à violência doméstica contra a mulher em todo o Brasil, com especial atenção para os principais fatores que ainda contribuem direta ou indiretamente para a construção e perpetuação de uma cultura do machismo e do patriarcado que permeia a sociedade brasileira.

 O Brasil é o quinto país em que mais se matam mulheres no mundo, em termos relativos. Nota-se nesta XII Jornada Lei Maria da Penha uma grande preocupação com os altos índices de feminicídio registrados nos últimos anos no país.

Feminicídios em Goiás

Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha, os dados referentes aos levantamentos do Anuário da Segurança Pública, Mapa da Violência, Balanço do 180 e da Agência Patrícia Galvão apontam que o estado de Goiás mantém a segunda posição entre os estados da federação com maior número de feminicídios proporcionalmente à população feminina, perdendo apenas para o estado de Roraima. Este último tem média de 9,3 casos a cada 100 mil mulheres, enquanto Goiás subiu de 7,5 para 8,5 casos de feminicídio registrados no período de avaliação.

Em números absolutos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), em 2016, aconteceram 17 casos que podem ser considerados feminicídios, enquanto no ano de 2017 foram registrados 31 casos em todo o estado de Goiás. Dessas 31 ocorrências, 7 foram registradas em Goiânia e 6 em Aparecida de Goiânia. Nas cidades de Anápolis, Luziânia e Rio Verde os dados da Secretaria mostram 3 ocorrências de feminicídio em cada uma. As demais ocorrências de 2017 foram registradas nas cidades de Formosa, Catalão, Cidade de Goiás e Águas Lindas.

 

 


Suporte Chat