Projeto da APAC quer humanizar mais o Sistema Prisional em Goiás

Com o objetivo de buscar parcerias e viabilizar convênio com o Estado de Goiás visando à destinação de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (FunPen) para a implantação do projeto-piloto, inicialmente em Paraúna, da proposta e a metodologia de trabalho da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), foi realizada nesta terça-feira (29/8) uma reunião em Goiânia.

O encontro aconteceu no edifício-sede do Ministério Público de Goiás, com as presenças, entre outras, do diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Edson Costa, na qual foi feita a apresentação do estágio atual do projeto na comarca. O modelo é inovador e mais humanizado para a gestão prisional. A novidade deve chegar a todas as penitenciárias do estado.

O projeto da APAC também foi institucionalizado no âmbito do MP-GO como sugestão de ação que pode ser implementada visando à melhoria do sistema prisional no Estado, em cumprimento à prioridade do Plano Geral de Atuação (PGA) da instituição para o biênio 2018-2019.

As ações referentes ao projeto são articuladas pelo procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, e pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MP, Luciano Miranda Meireles, a pedido do promotor de Paraúna, André Luís Ribeiro Duarte, que, juntamente com a juíza da comarca, Wanderlina Lima de Morais Tassi, idealizaram e estão apoiando a estruturação da APAC no município.

A APAC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Opera como uma entidade auxiliar do Poder Judiciário e Executivo, na execução penal e na administração do cumprimento das penas.

Diante do alcance e da repercussão social do projeto, contudo, André Luís e a juíza vislumbraram a possibilidade de efetuar parcerias que possam contribuir para a conclusão das obras e implantação do piloto. Entre essas possíveis colaborações, está a obtenção de verbas do FunPen, a partir da formalização de um convênio com o estado de Goiás, por meio da DGAP.

Ao final ficou acertado que os promotores André Luís Duarte e Luciano Meireles, do CAO Criminal, vão elaborar uma minuta de um documento firmando essa parceria e também uma planilha orçamentária, que serão encaminhadas para análise da DGAP. A ideia é que sejam viabilizados recursos tanto para o investimento na implantação da APAC quanto para seu custeio.

 


Notícias de Águas Lindas - Prefeito Hildo do Candango promove avanços significativos na educação
GERAL
Notícias de Águas Lindas - Prefeito Hildo do Candango promove avanços significativos na educação

O prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da Amab, Hildo do Candango, consegue realizar um trabalho de suma importância no setor educacional para garantir um melhor futuro à população de seu município, servindo também de modelo para outras administrações desta região.

Sintonia entre prefeito e vice-prefeito traz governabilidade e ações conjuntas em benefício da população
GERAL
Sintonia entre prefeito e vice-prefeito traz governabilidade e ações conjuntas em benefício da população

Desde a primeira eleição para prefeito em 1996 a relação entre os prefeitos e vice-prefeitos das gestões em Águas Lindas nunca foram boas. Brigas, intrigas e confusões, onde a sede pelo poder era o que mais queriam e se esqueciam do povo que os elegeram.

Obras de construção da Creche Mansões Pôr do Sol foram iniciadas
GERAL
Obras de construção da Creche Mansões Pôr do Sol foram iniciadas

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás iniciou na última semana as obras de  construção da creche no setor Mansões Pôr do Sol que irá somar a outros importantes benefícios públicos do município na região.

Serviços do CRAS em Águas Lindas de Goiás retomam atividades para 2019, informa Prefeitura
GERAL
Serviços do CRAS em Águas Lindas de Goiás retomam atividades para 2019, informa Prefeitura

As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Águas Lindas de Goiás já estão funcionando e as atividades voltadas para 2019 já começaram, segundo informações da própria assessoria de comunicação da Prefeitura. De acordo com o governo, após o período de festas natalinas, as unidades já estão recebendo novas turmas para os programas a serem ofertados neste ano.

Hildo do Candango agradece população por confiar em seu governo e destaca novas ações para 2019
GERAL
Hildo do Candango agradece população por confiar em seu governo e destaca novas ações para 2019

Entre as últimas postagens do prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, em sua página no Facebook, estão duas ações de seu governo que mereceu por parte do gestor atenção especial. Após agradecer a população por confiar em sua administração durante o ano que se encerrou, Hildo também destacou como preferência a postagem da informação que trata da aquisição de veículo para o segmento da saúde pública e do início dos trabalhos do ano de 2019. “O ano de 2019 se iniciou e com ele os trabalhos também”, escreveu Hildo.

Suporte Chat