Cursos para equipe profissional da saúde é estratégia para a prevenção de doenças no município Águas Lindas

Periodicamente são promovidos cursos de capacitação aos profissionais da saúde para melhorar suas atuações. Recentemente foi realizado o Curso de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares Técnicos de Enfermagem.  Ao todo, foram formadas quatro turmas no município com certificação, no total de 170 funcionários municipais da área de Saúde.

O prefeito Hildo do Candango relata sobre a importância dos cursos para melhorar o desempenho das equipes junto ao seu público-alvo. “O projeto tem o claro objetivo de preparar os agentes comunitários e auxiliares técnicos de enfermagem para que desenvolvam ações de cuidado à saúde das pessoas, sempre respeitando as características e demandas de cada situação e de cada uma delas”, frisou.

O prefeito utiliza recursos estratégicos para desenvolver um importante trabalho de prevenção de doenças em seu município, tais como: a estruturação do quadro de Agentes de Saúde, a modernização das ações da Atenção Básica e o incremento do quadro de profissionais que atua no âmbito da Saúde da Família.

Com estes cursos as equipes multidisciplinares passam a entender ainda mais a valorização das relações humanas nas suas abordagens, assim promovendo informações adicionais sobre os tipos de riscos e males, como também a sua prevenção, no que se refere aos hábitos de cada grupo visitado, por meio de visitas domiciliares.

A partir destas ações, conforme as competências da Atenção Básica, são definidas novas maneiras de proporcionar informações que auxiliem no combate as doenças e promovam melhorias na qualidade da saúde dos cidadãos atendidos, que visa a redução de danos e a construção de cuidados em defesa da saúde.

 


Suporte Chat