Notícias de Águas Lindas - tradição e cultura: uma cidade em pleno desenvolvimento

Com uma população estimada em cerca de 300 mil habitantes, o município Águas Lindas de Goiás é um dos que mais crescem em todo o estado.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério das Cidades, somente nos últimos 5 anos mais de R$ 1 bilhão de reais foram aplicados em infraestrutura, saneamento básico e outros benefícios em favor da comunidade.

Para o prefeito de Águas Lindas e presidente da Amab Hildo do Candango, a cidade tem tudo para se tornar uma das mais desenvolvidas do Goiás.

"O município começou a crescer às margens de um lixão devido à exploração imobiliária. Os lotes eram de baixo valor, o que facilitava a aquisição por parte da população (98%). A cidade avançou de forma desordenada e hoje a população já beira aos 300 mil habitantes", lembra o gestor.

Águas Lindas está a 200 quilômetros da capital do estado, Goiânia, faz fronteira com o DF e está a 25 quilômetros do centro de Brasília. A cidade não possui uma indústria principal, mas tem uma variedade de empresas comerciais de pequeno porte.

O município Águas Lindas ainda não tem uma identidade cultural definida, embora se consolide politicamente e administrativamente, existem saberes culturais devido à diversidade de pessoas de todas as regiões e estados brasileiros.

E nas áreas culturais de teatro, música, pintura, festejos, artesanato, esporte e literatura, a cidade está bem representada por grupos isolados que lutam para manter viva as tradições que se formaram no decorrer dos anos. 

Instituições não governamentais como o Instituto dos Pioneiros de Águas Lindas de Goiás, e Pelo Ninho dos Artistas, desenvolvem seus trabalhos de capacitação e formação de crianças e adolescentes há mais de trinta anos, utilizando meios próprios. 

Mesmo sem uma sistematização, os atuais focos culturais e de costumes no cotidiano da cidade foram herdados pelos cidadãos que vieram de outros estados e cidades, os quais comparam as tradições das localidades de onde vieram com o município Águas Lindas de Goiás. 

Com a fundação da Academia de Letras, lançamentos de livros, houve significativo aumento na produção literária do município, entre outros eventos culturais, a arte, a cultura e o esporte vem aflorando no município. 

INPALGO

Fundado pelo produtor cultural Dom Chicão, o Instituto dos Pioneiros de Águas Lindas de Goiás (Inpalgo), reúne milhares de moradores da cidade e é uma referência no município.

O Instituto dos Pioneiros de Águas Lindas de Goiás, foi fundado em 29 de outubro de 1989, na cidade Águas Lindas de Goiás-GO, inicialmente com o intuito de ser uma associação de bairro, que foi responsável pelas primeiras conquistas do então recém-emancipado município Águas Lindas. Foram feitos pedidos de instalação de água, luz, telefone e da primeira igreja da cidade.

No entanto, com o crescimento populacional que a cidade foi submetida, os interesses da organização mudaram tornando-se além de agregadora de moradores, um agente social responsável pela retirada de centenas de crianças das ruas do município através dos projetos sociais desenvolvidos, tais como; futebol, capoeira, karatê, atletismo, teatro, entre outros. Ao todo o INPALGO atende cerca de 450 crianças em diferentes dias e horários.               

PRAÇA DE ESPORTES

A Praça de Esportes Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU, no Setor 11, tem o espaço padronizado que conta com edificação multiuso e conta com biblioteca com telecentro, cineteatro com 125 lugares, pista de skate, equipamentos de ginástica; playground, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, jogos de mesa e pista de caminhada.

NINHO DOS ARTÍSTAS

 A Associação Cultural Ninho dos Artistas, situada na Quadra 24, lote 296, Jardim Guairá I - Águas Lindas de Goiás, é uma organização não-governamental, foi fundada em 1973 com o intuito de agregar artistas plásticos e artesãos da região do Distrito Federal e Águas Lindas de Goiás, sendo coordenado por Ednaldo Azevedo. É pioneira em atividades culturais no município.


Suporte Chat