Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família contribuem para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Águas Lindas

O prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da Amab, Hildo do Candango, fez referência nesta sexta-feira (29), ao trabalho realizado pelas equipes da Secretaria de Assistência Social por meio dos Centros de Referência de Assistência social (CRAS) no município.

Hildo do Candango citou o programa Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) como um dos que valorizam cada vez mais a comunidade que precisa destes serviços.

As oficinas referentes ao programa têm como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes. Atendimentos, oficinas e projetos estão acontecendo a todo vapor nas unidades.

O PAIF consiste no trabalho social com as famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, e prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Os trabalhos do PAIF em Águas Lindas concebem, a partir do reconhecimento, que as vulnerabilidades e riscos sociais que atingem as famílias, extrapolam a dimensão econômica, exigindo intervenções que trabalhem aspectos objetivos e subjetivos relacionados à função protetiva da família e ao direito à convivência familiar, passando a integrar a rede de serviços de ação continuada da Assistência Social.

Nessa direção, o PAIF concretiza a presença e responsabilidade do poder público e reafirma a perspectiva dos direitos sociais, constituindo-se em um dos principais serviços que compõem a rede de proteção social de assistência social, que vem consolidando no município de modo descentralizado e universalizado, permitindo o enfrentamento da pobreza, da fome e da desigualdade, assim como, a redução da incidência de riscos e vulnerabilidades sociais que afetam famílias e seus membros.

 

CUIDANDO DE QUEM CUIDA

Na última semana mais uma etapa do Projeto Cuidando de Quem Cuida foi realizado nas unidades CRAS da cidade. As gestantes foram acolhidas com muito carinho por toda a equipe.


Suporte Chat