Notícia do Entorno – Presidente da AMAB, Hildo do Candango se reúne com prefeitos para assinar o acordo de cooperação com o Ministério da Defesa

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília – AMAB, Hildo do Candango se reuniu nesta quarta-feira (02) com os prefeitos da AMAB e com o senhor vice-almirante, Luiz Octávio para apresentação e assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Projeto Rondon que visa promover o desenvolvimento sustentável nos municípios do Entorno do DF.

Esse projeto foi desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com os governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas e tem como principal objetivo contribuir para a formação do universitário e proporcionar mais qualidade de vida para a população.

“É uma troca de conhecimento. Nós levamos os universitários para os municípios e juntos conseguimos implantar projetos que objetivam melhorar a qualidade de vida daquela população. A melhor parte desse projeto é poder observar a melhora do índice de desenvolvimento humano – IDH naqueles municípios e saber que muitos projetos são continuados após a nossa partida”, declarou o Coronel Silano.

Para que o projeto RONDON seja instalado no município é necessário que sejam atendidos alguns critérios, tais como: população de até 300 mil habitantes, IDH abaixo de 7, além de logística, distância no raio de até 300 km das capitais e interesse dos responsáveis pelas regionais.

O presidente da AMAB, Hildo do Candango destacou a importância desse projeto para os municípios que são pouco assistidos.

“Nossa intenção era poder levar esse projeto para todos os 33 municípios que compõe a AMAB, mas infelizmente nem todos os municípios possuem os critérios exigidos para participar do projeto RONDON. Em 2014 nós tivemos o privilégio de levar esse projeto para Águas Lindas. Eles trouxeram uma visão nova repleta de resultados e isso foi muito bom para a cidade e para os nossos munícipes. Sem dúvidas, esse projeto veio para conduzir e fomentar o desenvolvimento das nossas cidades”, disse Hildo.

Antes do projeto ser instalado no município, os universitários realizam estudos para apontar as necessidades da população e criar projetos nas áreas de cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, meio ambiente, comunicação e tecnologia a fim de beneficiar todos os munícipes da melhor forma possível. A visão dos rondonistas permite apontar estratégias para que o município continue se desenvolvendo.

Mais de 22 mil universitários já participaram do projeto e beneficiariam cerca de 2 milhões de pessoas em mais de 1200 municípios do Brasil. É importante destacar que se atribui ao município a responsabilidade de alojar os universitários e promover alimentação, bem como transporte dentro da cidade para que os projetos sejam executados.

A prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues, destacou a importância do projeto RONDON para seu município e agradeceu o apoio do presidente da AMAB, Hildo do Candango, que de acordo com ela está sempre norteando essas decisões.

“É muito enriquecedor levar esse projeto para os nossos municípios. Teremos a oportunidade de receber pessoas qualificadas para melhorar a vida da nossa população. Infelizmente nós não temos condição de fazer muitas coisas sozinhos, mas essa parceria com as universidades e com o Ministério da Defesa vai agregar muito para os nossos municípios. Agradeço ao presidente da AMAB, Hildo por sempre nos nortear e procurar melhorias para todos os municípios”, afirmou.

Na ocasião, estiveram presentes o senhor vice-almirante, Luiz Octávio Barros, coordenador-geral do projeto Rondon, o presidente da AMAB, Hildo do Candango, a prefeita de Alvorada do Norte, Iolanda Holiceni, o prefeito de Cabeceiras de Goiás, Everton Francisco, o prefeito de Cabeceira Grande, Odilon de Oliveira, o prefeito de Cavalcante, Josemar Saraiva, o prefeito de Flores de Goiás, Jadiel Oliveira, a prefeita de São João D’Aliança, Débora Domingues, o prefeito de Simolândia, Ademar Antônio, o prefeito de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró e a Coordenadora de Planos e Projetos Especiais da SUDECO, Simone Soares de Carvalho.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat