Notícia de Águas Lindas – Prefeito Hildo do Candango recebe troféu da Darcy Ribeiro da Literatura

A Academia Águaslindense de Letras realizou a entrega do Troféu Darcy Ribeiro de Literatura as autoridades e acadêmicos da instituição. O evento aconteceu no último sábado (26), no auditório do fórum local e fez parte da programação cultural da Aletras.

SEMANA ALETRAS E TROFÉU DARCY RIBEIRO – No mês de outubro nos dias 21 a 26, a academia promoveu em Águas Lindas de Goiás a 1ª Semana Aletras. O evento contou com a participação dos escritores da instituição e convidados de outras agremiações culturais do Goiás e DF, com o objetivo de fomentar a literatura nacional, especialmente as produzidas em Águas Lindas de Goiás e região, através da exposição e vendas de livros, palestras, oficinas de leitura nas escolas, rodas de bate-papo literário, gratuitos nas Faculdades e escolas do nosso município.

Exatamente nesta data, 26 de outubro, comemora-se o aniversário do patrono da nossa academia, Darcy Ribeiro, que estaria completando hoje 97 anos. Darcy Ribeiro é mineiro de Montes Claros, foi Ministro da Educação e realizou profundas reformas, notabilizando-se por trabalhos desenvolvidos em educação, sociologia e antropologia, tendo sido, ao lado do amigo Anísio Teixeira, um dos responsáveis pela criação da UnB, da qual foi o primeiro reitor.

Darcy redigiu o projeto do Parque Indígena do Xingu, criado em 1961. Publicou vários livros, principalmente sobre os povos indígenas. Como vice-governador do Rio, criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público. Também foi responsável pelo projeto de lei que deu origem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Exerceu o mandato de senador pelo Rio de Janeiro de 1991 até sua morte em 1997. Darcy, sempre polêmico e ardoroso defensor de suas ideias, teve, em sua longa agonia, o reconhecimento e admiração até dos adversários, razão pela qual foi escolhido patrono da nossa Instituição.

O presidente da Academia Águaslindense de Letras – ALETRAS, Filemon Félix destacou a importância de incentivar a leitura e a produção de textos no município.

“Antoine de Saint Exupèry nos preleciona com esta máxima: "Se queres um amigo, cativa-o; mas tu és responsável por aquilo que cativas". A lição do autor de O Pequeno Príncipe propicia-nos a seguinte interpretação adaptada para a realidade de nós outros, os escritores: Se queres um leitor para teus textos, cativa-o. Mas tu és responsável pela qualidade dos textos que colocarás ao alcance dele”, afirmou Filemon Félix.

O prefeito Hildo do Candango ressaltou a importância da Academia Águaslindense de Letras para o município.

“Gostaria de elogiar o excelente trabalho que a Academia de Letras tem realizado em nosso município. Estamos trabalhando para reunir e incentivar os nossos escritores a continuar produzindo conteúdo e levando o nome da nossa Academia Águaslindense de Letras – ALETRAS para o mundo. Sem educação não há futuro! Incentivar a leitura e esse trabalho é a melhor forma de mudar vidas”, disse Hildo.   

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat