Saiu na Mídia – Presidente da AMAB, Hildo do Candango consegue que ônibus do Entorno Sul utilizem corredor do BRT

Nesta semana saiu a decisão que permitirá que os ônibus do Entorno Sul poderá utilizar o corredor do BRT, beneficiando Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Céu Azul. Esta foi uma das pautas levadas pelo presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), Hildo do Candango para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Saiba quais as linhas beneficiadas:

Leia a matéria na íntegra:

Linhas de ônibus que atendem aos municípios da região sul do Entorno do Distrito Federal vão passar a operar no corredor exclusivo do BRT, a partir da próxima segunda-feira (18). A medida pretende beneficiar passageiros das cidades de Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Céu Azul.

Serão 15 linhas, em 22 viagens no pico da manhã (sentido GO-DF) e 27 no da tarde (sentido DF-GO). A utilização da faixa do BRT terá início no acesso da Estação Santos Dumont, em Santa Maria. Os ônibus seguirão pela via até o viaduto Camargo Correa, no Eixão Sul.

Nesse trecho, as linhas semiurbanas vão operar sem fazer paradas. Ou seja, o embarque e desembarque de passageiros só poderá ser feito antes da entrada ou após a saída do corredor exclusivo do BRT.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a utilização da faixa prevê uma economia de 15 minutos no sentido GO-DF e 30 minutos no sentido inverso. A expectativa é de que a medida também alivie o trânsito nos horários de pico.

Somente veículos previamente autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Governo do Distrito Federal poderão transitar nas faixas do BRT Sul. Os que não tiverem autorização poderão ser multados.

Ainda de acordo com a ANTT, a operação terá que obedecer a todos os procedimentos aplicados aos veículos que já operam no BRT Sul, como o limite de velocidade máxima de 60 quilômetros por hora ao longo das faixas exclusivas.

 


Suporte Chat