Notícia de Águas Lindas – Prefeitura de Águas Lindas inicia combate ao mosquito da dengue no município

A Prefeitura de Águas Lindas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações de combate ao mosquito da dengue no município nesse período chuvoso, afinal qualquer recipiente com água parada pode se transformar num criadouro.

De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Rangel, a queda dos registros dos casos de dengue constatada em Águas Lindas, se atribui a execução do Plano de Contingência para o Enfrentamento da Dengue, desenvolvido no início da gestão do prefeito Hildo do Candango.

Na ocasião, Águas Lindas recebeu como parte do Plano de Contingência diversos equipamentos para auxiliar o trabalho que é realizado no município, como motocicletas, caminhonetes S-10, sendo uma equipada com Fumacê, veículos VW Gol, Epis, bombas motorizadas costais e bombas manuais para dedetização de possíveis locais de proliferação do mosquito.

“Estes equipamentos contribuíram para a queda drástica no número de notificação da doença. Isso demonstra o empenho de todos nesta luta”, diz Hildo do Candango.

Os Levantamentos de Índice Rápido (Lira), realizado pelo Programa Municipal de Combate à Dengue, divulgados pela Coordenação de Endemias, confirmou a baixa infestação do mosquito Aedes Aegypti.

O diretor de Vigilância em Saúde, Euder Vieira disse que o trabalho já está sendo feito de forma correta e produtiva. “Águas Lindas de Goiás conseguiu afastar o perigo de epidemia da dengue que ameaçava a cidade. Mas as ações preventivas continuam principalmente nesse período chuvoso”, disse.

O plano de ação da Prefeitura de Águas Lindas está voltado para prevenção dos focos da dengue. “Vamos manter a menos de 1% a infestação predial pelo Aedes aegypti em todos os bairros da cidade, detectar precocemente os casos da doença, evitando a letalidade das formas graves. Manter a vigilância em áreas não infestadas, e a conscientização popular sobre a importância da prevenção”, declarou o prefeito Hildo.

População

O agricultor, Antônio Sousa, 46 anos, trabalha em uma horta comunitária na região de Águas Lindas e faz de tudo para manter o terreno limpo. “Não deixo latas, pneus e nem sacos que possam juntar água. Faço minha parte para combater o mosquito da dengue, mas tem gente que não faz. Minha esposa teve a doença, e na minha casa não tinha nenhum foco. Ou seja, pagamos pelas pessoas que não se previnem”, lamentou.

Por esse, e outros motivos que o prefeito, Hildo do Candango reforça a necessidade de todos fazerem parte desta luta contra o mosquito. “Estamos empenhados nessa questão e toda a população precisa se engajar. O trabalho requer esforço da comunidade, e dos órgãos envolvidos nas ações. E vamos continuar o nosso serviço, e bater de porta em porta para alertar o cidadão”, afirmou o prefeito.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat