Notícia de Goiás – Secretaria de Saúde de Goiás cria operação para monitorar coronavírus no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) ativou oficialmente o Centro de Operações de Emergências (COE), com a finalidade de definir e monitorar ações de vigilância epidemiológica, assistência e comunicação.

A primeira reunião do COE foi realizada nessa quarta-feira (29) com integrantes das Superintendências de Vigilância em Saúde (Suvisa), Atenção Integral à Saúde (Sais) e do Complexo Regulador em Saúde de Goiás; pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Infraero, Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde.

Com especialistas em emergência em saúde pública, o COE implantou um plano de contingência no qual foram definidas as ações em vigilância epidemiológica, como protocolos de critérios para casos suspeitos, orientação dos profissionais de saúde para lidar com possíveis casos e monitorá-los. Nesse período, deverão ser utilizadas as mesmas precauções usadas em anos anteriores para os casos da gripe H1N1.

A SES-GO esclarece que, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, são consideradas suspeitas de contaminação por coronavírus pessoas que apresentem febre e tosse ou dificuldade de respirar e que tenham história de viagem com transmissão local nos últimos 14 dias ou entraram em contato com pessoas suspeitas, também nos últimos 14 dias. Ou seja, não é qualquer sintoma de gripe ou de problema respiratório que é considerado caso suspeito de coronavírus.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

De toda forma, a SES-GO alerta que se alguma pessoa se enquadrar na definição de caso suspeito, deve procurar o serviço de saúde e informar onde esteve nos últimos 14 dias, para que o profissional possa enquadrá-la, ou não, como caso suspeito da doença. A SES-GO ainda orienta os profissionais de saúde para que, no surgimento de algum caso com essa definição, comuniquem imediatamente a Vigilância Epidemiológica, para que as providências necessárias sejam tomadas.

FIQUE ALERTA

São consideradas suspeitas de contaminação por coronavírus pessoas que:

– apresentem febre, tosse ou dificuldade de respirar e;

– história de viagem com transmissão local nos últimos 14 dias ou;

– entraram em contato com casos também suspeitos nos últimos 14 dias.

MOBILIZAÇÃO

O Ministério da Saúde está realizando o monitoramento diário da situação junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), desde as primeiras notificações de casos na China.

O Governo Federal adotou diversas ações recomendadas pela OMS, tais como:

- A notificação da área de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

- A notificação da área de Vigilância Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA);

- E a notificação às Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios, demais Secretarias do Ministério da Saúde e demais órgãos federais com base em dados oficiais, evitando medidas restritivas e desproporcionais em relação aos riscos para a saúde e trânsito de pessoas, bens e mercadorias.

O Ministério da Saúde também instalou o Centro de Operações de Emergência (COE) - novo coronavírus que tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil.

O COE é composto por técnicos especializados em resposta às emergências de saúde pública. Desta forma, o país poderá responder de forma unificada e imediata à entrada do vírus em território brasileiro.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat