Notícia de Goiás – Estado de Goiás será o primeiro contemplado pelo programa Destrava Brasil que visa retomar obras paralisadas

O Governo Federal tem encontrado no solo goiano as condições perfeitas para o desenvolvimento de suas prioridades de gestão. Em menos de seis meses, o Estado conduzido pelo governador Ronaldo Caiado foi escolhido para receber dois projetos pilotos nacionais.

Em agosto de 2019, eram as sementes do Em frente, Brasil que caíam por aqui, com o intuito de reduzir ainda mais os índices de criminalidade. Agora, é o Destrava que surge no Cerrado para, depois, irrigar sua experiência para todo o País.

Com foco inicial na retomada das obras de 56 creches e instituições educacionais, em 47 municípios goianos, o programa interinstitucional reúne representantes do Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas da União e será replicado, posteriormente, em todo o País.

De acordo com o ministro Dias Toffoli, o lançamento do programa que visa retomar 14 mil obras paralisadas em todo o Brasil. Para Toffoli, a junção de esforços interinstitucionais é imprescindível para a resolução dos principais problemas que afligem a sociedade brasileira. 

O ministro defendeu que a Justiça não pode estar à margem desse processo e deve se aliar a outras instituições. Por isso, ele se reuniu, inicialmente, com os presidentes do TCU e da Atricon para realizar um amplo diagnóstico das obras paradas no País, que já acumulavam R$ 200 bilhões em investimentos estagnados.

Após o levantamento pronto, todos concordaram que deveriam desenvolver o projeto em Goiás, não só pela localização geográfica estratégica do Estado, mas, principalmente, pelo protagonismo e experiência do governador Ronaldo Caiado em debates nacionais. 

“Entendemos que promover a continuidade desses empreendimentos paralisados é impulsionar a economia e gerar empregos, elementos fundamentais ao desenvolvimento econômico, social e regional do País”, destacou o presidente do STF.

Ao ministro, o governador Ronaldo Caiado retribuiu os elogios e pontuou que a gestão administrativa do “Destrava” segue a mesma linha que assumiu quando tomou posse no Palácio das Esmeraldas, em janeiro de 2019.

“Vejo que a interlocução entre os Poderes, no sentido de construir resultados, é o gesto mais importante para acharmos a saída para a resolução dos desafios que encaramos. É necessário existir uma convergência das pessoas que têm espírito público”, defendeu Caiado. 

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), Hildo do Candango destacou a importância do programa Destrava Brasil para os municípios do Entorno de Brasília.

“Mais uma vez fomos escolhidos para receber mais um projeto piloto nacional do Governo Federal. O programa Destrava Brasil veio na hora certa e vai possibilitar destravar a construção de mais de 56 creches em 47 municípios goianos, porque têm um alto impacto social e menores custos para a conclusão. Além de melhorar o desenvolvimento físico e mental das crianças, também ajudará na empregabilidade da população, gerando renda e condições para os munícipes”, declarou Hildo do Candango.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat