Notícia de Goiás – Programa ‘Goiás Bem no ENEM 2020’ beneficiará estudantes com aulões preparatórios

Estudantes da rede estadual de ensino já podem anotar na agenda o dia 7 de março. Neste dia vai ao ar, na TV Brasil Central (TBC), a primeira aula do programa Goiás Bem no Enem 2020. O programa é parte das ações do Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Estado da Educação (Seduc), para auxiliar os alunos do Ensino Médio com conteúdos específicos para o exame.

Lançado em 2019, o Goiás Bem no Enem traz algumas novidades neste ano. Além dos conteúdos disponibilizados semanalmente na TV Brasil Central e na plataforma virtual, o cronograma deste ano inclui maratonas de resolução de questões ao vivo, aula de redação e questões para resolução em tempo real, disponibilizadas via QR Code.

Aulões

Os tradicionais “aulões” para o Enem, transmitidos pela TBC aos sábados, abordarão as diferentes áreas do conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Cada aulão será composto por três aulas, de diferentes disciplinas, com duração de 10 minutos cada.

Considerando os diferentes níveis de aprendizado dos estudantes, o cronograma de aulas irá promover retomadas de conteúdos do Ensino Fundamental e reforçar os conhecimentos obtidos no Ensino Médio. Também serão apresentadas dicas em relação à realização da prova e a resoluções de questões dos exames anteriores.

Confira o cronograma completo abaixo:

– Março e abril: Conhecimentos do Ensino Fundamental

– Maio e Junho: Conhecimentos do Ensino Médio

– Julho: #FicaADica – dicas para a realização das provas

– Agosto e setembro: Conhecimentos do Ensino Médio

– Outubro: Vale conferir – com resolução de questões

A superintendente do Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, reforça que todas as aulas e listas de questões apresentadas na TV serão disponibilizadas na plataforma virtual (https://escolavirtual.educacao.go.gov.br/).  Após a divulgação da data do Enem 2020, devem ser no ambiente online notícias e informações sobre as provas, além de um roteiro de estudos para que os estudantes se organizem.

Ações nas escolas

Para garantir a participação de todos, de acordo com a superintendente Osvany Gundim, o Goiás Bem no Enem 2020 incluirá ações nas escolas, com a participação dos alunos no mesmo turno em que ele está matriculado. A cada sábado, nos diferentes turnos, serão realizadas lives (aulas ao vivo) para a resolução de questões do Enem. Cada live terá a participação de dois professores, de diferentes disciplinas, com 45 minutos de transmissão cada.

Voltadas para a prova de redação, estão inclusas também aulas específicas com dicas para a produção do texto e possíveis tema da prova. Cada aula terá a duração de 50 minutos e contará com a participação de diferentes professores. Além disso, em tempo real, serão encaminhadas questões via QR Code para os estudantes resolverem em sala de aula.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), Hildo do Candango destacou a importância desse projeto para os alunos do Entorno de Brasília. “A nossa expectativa é que o Goiás Bem no Enem ajude a ampliar a participação dos estudantes da rede estadual no Exame Nacional do Ensino Médio e os incentive a se envolver nessas atividades para superar os resultados obtidos nos últimos anos”, declarou.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5,1 milhões de estudantes de todo o Brasil se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame é a principal forma de acesso à educação superior no Brasil, com resultados utilizados para ingresso em programas como o Sisu, Prouni e Fies.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat