Notícia do Entorno - Transporte público do Entorno preocupa a AMAB

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, representando os 33 municípios que a compõem ressalta a importância das ações conjuntas entre os municípios e autoridades competentes para evitar a disseminação do novo coronavírus (COVID-19) no Entorno.

Os municípios, a exemplo do estado de Goiás, adotaram medidas para evitar que a pandemia seja tão agressiva em nossa região como temos acompanhado nos demais países no mundo inteiro.

É importante ressaltar que apesar das suspeitas em algumas regiões, nenhuma cidade do Entorno possui até o momento casos confirmados do coronavírus, mas é preciso que todos permaneçam vigilantes e encarem esta situação com a seriedade necessária, pois vidas estão em jogo, uma vez que este é um vírus com alto fator de transmissão.

As medidas emergências que os municípios da Amab adotaram, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde são para evitar a transmissão comunitária, quando não é identificada a origem da contaminação.  

Estas medidas são: o cancelamento de todos os eventos públicos e privados; proibição de visitas à pacientes internados diagnosticados com o vírus; cancelamento de atividades coletivas de cinema, teatro e shows; a suspensão das aulas em faculdades e escolas das redes de ensino pública e privada, entre outras medidas que fazem parte do plano de contingência.

Dentro das medidas que cabem aos prefeitos para conter esta pandemia nos municípios temos buscado atuar de maneira rápida e responsável, mas apenas isto não basta. A superlotação e vulnerabilidade do transporte público aumenta ainda mais a preocupação dos representantes do poder executivo municipal. A população continua se expondo em transportes públicos lotados, rodoviárias, e outros pontos onde se torna quase impossível evitar aglomeração e uma possível contaminação.

O cancelamento das aulas e atividades culturais não trará resultados, levando em consideração que há milhares de moradores do Entorno que dependem deste transporte para garantir o sustento da família. Cabe a ANTT apresentar um plano emergencial para o transporte e como amenizar os riscos à população que utiliza os coletivos diariamente.

Nesse contexto, um passageiro contaminado poderia causar uma transmissão comunitária e, rapidamente, alastrar o vírus pela região, causando um colapso total nos municípios adjacentes à Brasília e colocando a população em risco.

É importante ainda ressaltar a necessidade de que medidas sérias sejam tomadas agora, pois os municípios do Entorno de Brasília sofrem ainda com a falta de hospitais de referência que possam atendê-los, e com os baixos recursos disponibilizados para a saúde básica dos municípios. O aumento no número de contagio na região do Entorno superlotaria o sistema de saúde da região, que não conseguiria atender ao grande número de moradores destas cidades.

O que os municípios pedem é que as autoridades olhem pelos cidadãos das cidades de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Flores de Goiás, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Niquelândia, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, São João d’Aliança, Simolândia Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Vila Boa e Vila Propício, de Goiás, e as cidades mineiras de Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí. Cidades estas que compõem a Amab e estão no Entorno de Brasília, pois vidas precisam ser preservadas e para isto as ações precisam ser imediatas, não podemos deixar que o Coronavírus atinja nossa região como tem feito em tantos outros lugares do mundo.

O presidente da AMAB, Hildo do Candango e os demais prefeitos que compõem a associação se colocam à disposição para que, possamos atuar de maneira eficaz para assegurar a saúde de todos os moradores do Entorno de Brasília.


Notícia da AMAB – Prefeitos do Entorno do Distrito Federal adotam lockdown nos finais de semana
GERAL
Notícia da AMAB – Prefeitos do Entorno do Distrito Federal adotam lockdown nos finais de semana

Os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) se reuniram nesta terça-feira, dia 30, por videoconferência para discutir sobre o lockdown proposto pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado para todos os municípios goianos.

Notícia de Águas Lindas – Hospital Municipal Bom Jesus e Unidades Básicas de Saúde de Águas Lindas recebem sanitização
GERAL
Notícia de Águas Lindas – Hospital Municipal Bom Jesus e Unidades Básicas de Saúde de Águas Lindas recebem sanitização

Desde o início da pandemia, o prefeito Hildo do Candango tem atuado de maneira rápida e responsável para evitar a proliferação do novo coronavírus em Águas Lindas.

Notícia do Entorno – ANTT aprova celebração de convênio com DF para delegação da gestão do serviço de transporte semiurbano
GERAL
Notícia do Entorno – ANTT aprova celebração de convênio com DF para delegação da gestão do serviço de transporte semiurbano

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT aprovou a celebração do convênio para delegação de competência da gestão, regulação e fiscalização do serviço de transporte rodoviário interestadual semiurbano coletivo de passageiros no território da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE/DF.

Notícia de Águas Lindas – Jardim América IV recebe obras de pavimentação asfáltica
GERAL
Notícia de Águas Lindas – Jardim América IV recebe obras de pavimentação asfáltica

O prefeito Hildo do Candango estabeleceu o compromisso de promover o crescimento do município através das obras de infraestrutura para proporcionar mais conforto e qualidade de vida para todos os moradores.

Notícia de Goiás – Nova plataforma permite acompanhar medidas de enfrentamento da Covid-19
GERAL
Notícia de Goiás – Nova plataforma permite acompanhar medidas de enfrentamento da Covid-19

A Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou nesta terça-feira (23) uma nova plataforma para acompanhamento das medidas de distanciamento social implementadas no Brasil em cada uma das unidades da federação ao longo da pandemia de Covid-19.

Notícia de Águas Lindas – Programa Morar Legal: Moradores começam a receber as escrituras de seus imóveis
GERAL
Notícia de Águas Lindas – Programa Morar Legal: Moradores começam a receber as escrituras de seus imóveis

Águas Lindas possui o maior programa de regularização fundiária de Goiás. A regularização dos terrenos sempre foi uma das prioridades da gestão do prefeito Hildo do Candango para proporcionar mais segurança jurídica e dignidade para todos os moradores.

Notícia de Goiás – Goiás registra novos casos de Covid-19
GERAL
Notícia de Goiás – Goiás registra novos casos de Covid-19

Goiás registrou mais 696 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, o total de confirmações saltou para 15.745 neste domingo (21).

Suporte Chat