Notícia de Águas Lindas – Prefeitura de Águas Lindas inicia campanha de vacinação contra gripe H1N1

A Prefeitura de Águas Lindas por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra a gripe Influenza (H1N1) em todas as unidades de saúde do município nesta segunda-feira (23).

As equipes estão trabalhando para imunizar todos os idosos a partir dos 60 anos e profissionais da saúde. Segundo o diretor Municipal de Vigilância em Saúde de Águas Lindas, Euder Vieira, a vacina evitará a infecção pelo vírus H1N1.

“O vírus H1N1 tem elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz”, explica, Euder.

O secretário Municipal de Saúde, Eduardo Rangel, chamou atenção para os principais sintomas da H1N1. “É importante ficar atento aos sintomas de febre de início súbito, acompanhada por tosse ou dor de garganta, casos mais graves, geralmente existe dificuldades respiratória e necessidade de hospitalização. Caso se enquadra nos requisitos deve buscar uma UBS mais próxima”, disse.

É importante ressaltar que a vacina não protege contra o coronavírus, mas a pandemia alterou o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. A pasta antecipou o início da vacinação de abril para março e inverteu os grupos prioritários.

“Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas tenham acesso a informação para evitar filas nos postos de saúde”, disse o secretário em Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

Outro motivo para a antecipação, segundo o ministério da Saúde, é que a vacina contra a gripe auxiliará na exclusão do diagnóstico por coronavírus, uma vez que os sintomas da COVID-19 e da Influenza são parecidos.

“Se a pessoa avisa que foi vacinada contra a gripe H1N1, isso vai auxiliar no raciocínio profissional para o médico pensar em outros vírus”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat