Notícia de Águas Lindas e Entorno – Hildo do Candango destaca importância do hospital campanha para os moradores do Entorno

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, está atuando de maneira rápida e eficaz para assegurar a saúde de todos os moradores do Entorno do Distrito Federal.

A notícia que Águas Lindas de Goiás ganharia um hospital de campanha para tratar a COVID-19 dividiu a população. Na tarde desta quarta-feira (1), o prefeito Hildo do Candango acompanhado do secretário Municipal de Saúde, Eduardo Rangel usou as redes sociais para responder as dúvidas da população em relação a esta construção.

Os questionamentos foram: Quantos dias levará para esse hospital de campanha ser entregue a população? E se fosse o Hospital Regional HUGO-9, quanto tempo levaria para finalizar a obra? As obras do HUGO-9 serão retomadas? Em relação ao custo desta obra, não está sendo um gasto desnecessário, já que temos o HUGO-9 e esse investimento poderia estar sendo feito nele?  

De acordo com o prefeito Hildo, a expectativa do governador Ronaldo Caiado é que essa obra esteja a comando do Ministério de Desenvolvimento Social através do ministro Tarcísio a partir desta quinta-feira (2), onde iniciará a construção desse complexo que terá 200 leitos.

“Águas Lindas ganhará um hospital modular, uma estrutura de projeto que já foi testado em outras regiões e que virá para nossa cidade. A expectativa é que nós tenhamos isso ai entre 15 e 20 dias já com pronto atendimento para estar atendendo os pacientes suspeitos com casos de coronavírus”, declarou.

Quando questionado sobre o prazo que levaria para finalizar a obra do Hospital Regional de Águas Lindas – HUGO 9, o prefeito Hildo do Candango ressaltou a fala que teve com o governador Ronaldo Caiado.

“Ele me disse agora pouco que trouxe essa obra para responsabilidade do gabinete dele porque há uma preocupação emergencial de entregar esse hospital. Hoje nós temos cerca de 80 a 85% das obras concluídas e precisaríamos de pelo menos 90 dias para finalizar tudo. Então, nós vamos ter um hospital de 15 a 20 dias. E entre 70 a 80 dias nós não sabemos quantos casos de coronavírus vão acontecer. Nós queremos estar preparados nesse momento com esse hospital de campanha e queremos sim, juntamente com o governador entregar ainda esse ano o Hospital Regional – HUGO 9”, disse.

Na ocasião, o prefeito Hildo do Candango e o secretário de Saúde, Eduardo Rangel ressaltaram que esse vírus vai fazer parte da rotina do mundo e os municípios do Entorno precisam estar preparados agora com o hospital de campanha e também pós hospital de campanha, com o HUGO-9.

“O governador entendeu dessa urgência, dessa emergência, do pedido meu quanto prefeito, do secretário de saúde, da população que teve aqui no local falando isso também. Pode ter certeza, é uma vontade e um desejo muito grande de todas autoridades envolvidas nesse projeto de entregar o mais rápido possível as obras do Hospital Regional HUGO-9”, afirmou.  

Quando questionado sobre o custo desta obra, Hildo afirmou que o recurso desprendido é muito pequeno e levantou o questionamento: Quanto custa uma vida?

“Nós só estamos curtindo aqui a terraplanagem. Aqui tem máquinas de várias parcerias. São construtores que estão fazendo obras pela cidade e nós através do secretário de Obras, Dinando, convocamos para este momento emergencial para que pudessem dar sua contribuição aqui. O recurso desprendido nessa obra é muito pequeno, mas gostaria de voltar a pergunta: Quanto custa uma vida? Será que estamos preparados para essa pandemia? A vida não tem preço. Nós vamos sim instalar o hospital de campanha na nossa cidade com apoio do ministro Mandetta, do governador Ronaldo Caiado e com envolvimento de toda secretaria e servidores”, finalizou.

Atualmente a região do Entorno do Distrito Federal sofre com a fragilidade da saúde pública. O aumento do número de casos nos municípios adjacentes à Brasília superlotaria os hospitais e colocaria em risco a saúde da população. O presidente da AMAB, Hildo do Candango agradeceu o empenho agradeceu o empenho de todas as autoridades e profissionais da saúde.

“Quero agradecer o empenho de todas autoridades e de cada servidor da saúde, que tem se desdobrado para atender a população e não mede esforços se é dia ou se é noite. Quero mais uma vez, agradecer a todos vocês”, concluiu.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat