Notícia de Goiás – Goiás amplia capacidade de testagem para detectar o novo coronavírus

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado uniu forças com os prefeitos e prefeitas para combater a proliferação do coronavírus nos municípios goianos. Nesta semana, a Superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, Flúvia Amorim, anunciou a ampliação da capacidade de testagem para COVID-19.

O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen Goiás), responsável pela testagem, terá um aumento de até 130% na capacidade atual, que sai de 110 para 250 exames por dia. Essa ampliação se deve a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, da Secretaria da Segurança Pública de Goiás, que cedeu um aparelho pipetador automático para a Secretaria da Saúde de Goiás.

Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, parte do processo dos exames era feito manualmente por um técnico que pipetava as amostras com um aparelho.

“Agora nós conseguiremos ampliar nossa capacidade de resposta, porque vai agilizar essa parte do processo do exame por ser automatizado, e vamos conseguir pipetar mais amostras do que nossa equipe conseguiria manualmente. Esperamos que com esse aparelho a gente consiga chegar a cerca de 250 amostras por dia sendo entregue os resultados”, afirmou.

Os testes são feitos a partir de uma coleta de secreção nasal e da garganta, no laboratório o vírus é extraído e amplificado para que seja detectável. O aparelho dará celeridade no processo de testagem.

“Esse teste consegue identificar se a pessoa está doente a partir do segundo dia de doença, indicada para pacientes no início dos sintomas, ele analisa a presença do vírus. Os testes rápidos detectam o anticorpo, ele não identifica vírus, isso só é possível a partir do sétimo dia, ele não é um teste para diagnosticar pessoa que está doente”.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango está atuando de maneira rápida e responsável para assegurar a saúde de todos os moradores do Entorno do DF.

“Esse momento exige a mobilização de todos nós no enfrentamento do coronavírus. Como presidente da AMAB, tenho unido forças em âmbito federal, estadual e municipal para combater a doença na nossa região e evitar um colapso do sistema de saúde nos municípios adjacentes à Brasília. Essa ampliação da capacidade de testagem nos possibilitar agir com mais rapidez e conter a proliferação da COVID-19 nos municípios goianos”, declarou.

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, é impossível saber o tamanho do problema em Goiás e no mundo, porque nenhum lugar conseguiu testar 100% da sua população.

“O Brasil é um país de dimensão continental, temos milhões de habitantes, então testar todo mundo não é possível, mas é possível fazer uma testagem por amostragem, ou seja, ter uma amostra que seja representativa para toda população e isso é possível fazer. O mais importante é saber quantas pessoas, ou pelo menos uma estimativa mais próxima da realidade, estão contaminadas e ter uma noção de qual é a taxa infecção na população”, ressaltou.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat