Notícia de Goiás – Goiás poderá receber pacientes da Covid-19 de outros Estados e Municípios

O governo de Goiás está ampliando o número de leitos nos municípios goianos para intensificar o combate ao coronavírus e assegurar a saúde da população. Com a estadualização dos Hospitais de Jataí, Formosa, São Luís de Montes Belos e Luziânia, Goiás contará com cerca de 1.500 leitos para atender os pacientes infectados pela doença.

Esses leitos estão distribuídos em diferentes regiões de Goiás. Após a pandemia, boa parte dessa estrutura permanecerá a serviço da população goiana. Além dos Hospitais de Jataí, Formosa, São Luís dos Montes Belos e Luziânia, que somam cerca de 300 leitos, e que passam a serem geridos pelo Governo do Estado, Águas Lindas de Goiás contará com um Hospital de Campanha com 200 leitos para atender pacientes de pelo menos sete municípios goianos do Entorno do Distrito Federal.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado defendeu a cooperação entre os estados e municípios na pactuação de leitos de UTI. “Caso haja necessidade e leitos disponíveis, Goiás jamais fechará as portas para qualquer brasileiro de outro estado que esteja com a rede pública de saúde colapsada”, afirmou. 

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e prefeito de Águas de Goiás, Hildo do Candango ressaltou que com a ampliação do sistema de saúde, Goiás terá capacidade de atender tanto a população goiana, quanto pacientes de outros estados e municípios.

“Estamos vivendo um momento muito delicado. A união entre os estados e municípios é a melhor forma de assegurarmos a saúde de toda população. Com a ampliação dos leitos de UTI estamos preparados para oferecer um atendimento especializado a todos os pacientes com Covid-19. O Hospital de Campanha de Águas Lindas, por exemplo, atenderá pacientes de pelo menos sete municípios goianos. Caso seja necessário atenderemos pacientes do Distrito Federal”, declarou. 

Na ocasião, o governador Caiado voltou a reforçar a possibilidade de fechar todo comércio do Estado para evitar a proliferação da doença. “Nós tivemos a maior queda no isolamento e, como tal, se necessário, voltaremos com decretos mais rígidos. Não vou ter tolerância com um vírus que está mostrando sua capacidade destrutiva, de inviabilizar totalmente um Estado e um país, como já vimos por onde ele passou”, argumentou.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat