Notícia do Entorno – Acordo interfederativo assegura atendimento a pacientes do Entorno do Distrito Federal

Na última sexta-feira (15), os secretários de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, e de Goiás, Ismael Alexandrino, assinaram um termo de cooperação interfederativo para a racionalização das ações conjuntas de enfrentamento da pandemia da Covid-19, nos municípios do Entorno do DF.

A cooperação regulamenta o atendimento da população da Ride nas unidades de saúde do DF, que passa a receber os valores do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes aos tratamentos realizados.

O termo também estabelece ações conjuntas de enfrentamento do novo coronavírus como testagem em massa, o tratamento e a adoção de medidas de controle sanitário de combate a Covid-19. Com isso, as secretarias pretendem promover o acesso qualificado e oportuno de pacientes ao SUS, por meio das Centrais de Regulação dos respectivos Complexos Reguladores Estaduais de cada ente.

Segundo o Secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo esse acordo é importante para os dois estados, pois vai possibilitar um atendimento com dignidade e dará mais segurança para a população do Entorno ao garantir seu direito de acesso aos serviços de saúde. “É importante trazer legalidade para o cidadão do Entorno que era atendido e estigmatizado por ser de fora”, disse.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, representando os 33 municípios que a compõem ressaltou a importância desse acordo para a população do Entorno.

“Os municípios do Entorno do Distrito Federal é uma das regiões goianas mais vulneráveis socialmente e não possui nenhum leito de UTI para atender a população. Esse acordo interfederativo vai ajudar a assegurar o atendimento aos pacientes do Entorno enquanto as obras das unidades de saúde Luziânia e Formosa não estão prontas e também e enquanto o Hospital de Campanha de Águas Lindas não é transferido para o Governo Estadual”, declarou.

De acordo com Ismael Alexandrino, o documento concilia os conceitos do SUS de universalidade e integralidade. “As ações não serão restritas apenas ao período de pandemia. Os hospitais que o Distrito Federal dispõe e os hospitais que o Goiás está estruturando no Entorno do DF continuarão a serviço da população que mora nesta área e no DF”, afirmou.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.  


Suporte Chat