Notícia de Águas Lindas – 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em razão da pandemia, neste ano não houve uma programação especial alusiva à data que marca também os 20 anos da Lei Federal 9.970/2000, que instituiu como crime a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 

O mês de maio nos lembra de que, infelizmente, ainda temos que combater um mal que atinge muitas crianças e adolescentes, bem como a seus familiares: o abuso e a exploração sexual. Esta é uma luta que se faz necessária e precisa contar com a participação de toda a sociedade, pois se hoje temos que combater este mal é porque precisamos intensificar a prevenção.

O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango ressaltou a importância do dia de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

“Hoje é o dia de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Todos os anos realizamos a caminhada ‘Faça Bonito’ em nossa cidade, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, neste ano não haverá a tradicional caminhada. É importante ressaltar que a maior parte dos abusos ocorrem dentro de casa e em momentos de isolamento social é preciso estarmos ainda mais atentos. A luta continua. Se você souber de algum caso que coloque em risco a vida de alguma criança ou adolescente, não fique calado, disque 100. Sua denúncia pode salvar vidas”, declarou o prefeito.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango. 


Suporte Chat