Notícia do Entorno – Municípios do Entorno do Distrito Federal recebem testes de Covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu os gestores de saúde dos municípios do Entorno para uma capacitação de testagem rápida para Covid-19. Atualmente, o DF é o ente federativo que mais realiza testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus.

A ação decorre de um pacto interfederativo entre os governos do Distrito Federal e de Goiás, que prevê uma cooperação entre as unidades da Federação para testagem da população e também outras ações de enfrentamento, como vigilância epidemiológica e troca de informações.

“Prevemos que as duas secretarias de Saúde se comuniquem para que possamos ter uma regulação de leitos, de exames e um fluxo entre pacientes construído entre todos os municípios que têm contato direto com o Distrito Federal”, afirmou o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes á Brasília (AMAB) e prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango elogiou a parceria entre os governos do Distrito Federal e de Goiás.

“Os municípios do Entorno do Distrito Federal é uma das regiões goianas mais vulneráveis socialmente e tem nos causado grande preocupação devido à proximidade com a capital federal onde os índices de contaminação estão cada vez maiores. Essa parceria entre os governos do Distrito Federal e de Goiás nos ajudará a assegurar a saúde dos nossos munícipes”, declarou.

Apesar do atual momento de pandemia, o secretário adjunto explica que a cooperação entre os estados irá continuar e pode beneficiar 33 municípios que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), dos quais 12 fazem fronteira com o DF.

A coordenadora de Atenção Básica do Novo Gama, Denise Araújo, considera o alinhamento entre Distrito Federal e Goiás fundamental para o combate ao coronavírus. “A Covid-19 é uma patologia que ainda estamos conhecendo. Essa parceria se faz importante para alinhar os protocolos e melhorar o conhecimento sobre os testes serão realizados”, disse.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat