Hildo do Candango trabalha para reduzir mortalidade infantil em Águas Lindas

O prefeito Hildo do Candango determinou que se iniciem os trabalhos que visam reduzir o número de óbitos entre crianças no município de Águas Lindas

O prefeito de Águas Lindas de Goiás Hildo do Candango foi representado pelo vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita, na manhã desta terça-feira (14) em uma importante reunião na Secretaria Municipal de Saúde com técnicos da Secretaria de Estado de Saúde. Na ocasião foi anunciado o início de ações efetivas específicas para reverter os índices de mortalidade infantil no município e no estado de Goiás

O trabalho se iniciou com a capacitação dos agentes que compõem a Atenção Básica e com a estruturação necessária do projeto com o intuito de obter êxito a médio e curto prazo. Para reduzir a Mortalidade Infantil no Estado de Goiás, estão sendo priorizadas as ações de intervenção nos municípios com maior Taxa de Mortalidade Infantil, com o intuito de reduzir de 13,9 para 10,6 óbitos por mil nascidos vivos até o ano de 2018.

Será formada a Rede Estadual de Núcleos de Vigilância do Óbito, capaz de monitorar e notificar óbitos infantis e de mães em função da gravidez ou parto, a fim de intervir nos prováveis riscos e apontar uma solução. Além deste monitoramento, as ações visam a situação epidemiológica, principalmente com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a fim de garantir o diagnóstico e o tratamento precoce para as doenças envolvendo gestantes e recém-nascidos.

“Nós priorizamos a saúde de nossas crianças, e ficamos felizes quando vemos a importância que o Estado tem dado para essa questão. Graças ao trabalho de nossa equipe, já obtivemos bons resultados em relação a situação epidemiológica, e trabalhando em conjunto seremos capazes de reduzir a mortalidade infantil ainda mais” destacou Hildo.

Na reunião, o secretário de saúde, Eduardo Rangel, detalhou minuciosamente a situação atual de Águas Lindas em relação ao trabalho de educação em saúde e vigilância sanitária e epidemiológica. “Nossos agentes de combate às endemias (ACE) e agentes de comunitários de saúde (ACS) tem trabalhado bastante para reduzir os casos de aparecimento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, com isso teremos menos casos de gestantes e crianças diagnosticadas com as doenças” finalizou o Secretário.


Suporte Chat