Estação de Tratamento de Esgoto será inaugurada em Águas Lindas

Com a conclusão das obras a estação beneficiará a população do município chegando a atender 80% das residências em Águas Lindas  

O prefeito de Águas Lindas de Goiás Hildo do Candango acompanhado de técnicos do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e engenheiros da prefeitura, estiveram na tarde desta quinta-feira (02) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para uma visita técnica e vistoria do andamento das obras.

A estação já passa pela fase de testes do sistema para inicio das atividades e segundo informou o prefeito a inauguração deve acontecer na segunda quinzena deste mês. “Todos os procedimentos que devem ser realizados para que a ETE entre em funcionamento já foram iniciados por meio dos testes que são conduzidos. Esperamos entregar esta obra à comunidade ainda no início da segunda quinzena deste mês, precisamos apenas confirmar a agenda com os governadores de Goiás e do Distrito Federal par definição de uma data mais precisa”, disse Hildo.

A administração da ETE no primeiro momento será feita de forma conjunta pela empresa que realizou a obra e técnicos do Consorcio Caesb/Saneago. Este é um empreendimento de grande porte, um dos mais modernos do País em termos de tratamento de esgoto.

“Este será um salto na qualidade de vida de nossos cidadãos colocando Águas Lindas em outro patamar para conquista de novas empresas que desejem se instalar na cidade, gerando mais empregos no município”. Afirmou o prefeito.

As equipes percorreram toda a instalação conhecendo cada etapa da ETE. No momento a Estação de Tratamento está sendo abastecida com água pura para realização de testes dos equipamentos. Superada esta etapa inicia-se o processo das ligações domiciliares da Bacia Norte do sistema de esgotamento sanitário do município e atenderão os setores Jardim Barragem II, Jardim Brasília I e II até a região do jardim Pérola e avançando gradativamente até atingir todo a cidade.

A prefeitura de Águas Lindas contribuiu significativamente para a consolidação do sistema de esgotamento sanitário, conduzindo obras de construção da rede de esgoto e de estações elevatórias nos Complexos Morada da Serra, Camargo, Camping Club e também dos setores 02 ao 09, obras estas que somadas ultrapassam a casa do 150 milhões. Todas estas obras serão incorporadas pelo Consorcio Saneago/Caesb detentor da Concessão atribuída pela prefeitura para o fornecimento de água potável e tratamento de esgoto.

“Graças ao empenho dedicado na capitação de recursos junto aos órgãos federais e estaduais conseguimos alavancar a implantação do nosso sistema de esgotamento sanitário, ao mesmo tempo em que avançamos também na infraestrutura do município. Este é o resultado de um trabalho em conjunto e continuaremos trabalhando desta forma para que mais benefícios cheguem a esta e outras regiões que ainda não foram atendidas”, finalizou Hildo.

Com a inauguração da ETE 80% da população de Águas Lindas contará co sistema de tratamento de esgoto. A estação terá capacidade para atender até 500 mil habitantes e depois de tratado o esgoto retornará a natureza com 95% de pureza sendo dispensado no córrego Paulistinha.  O município sairá de 0% de esgoto tratado para quase 90%, um grande salto no desenvolvimento da cidade.

 


Suporte Chat