Secretária de Assistência Social prioriza atendimento às famílias de baixa renda em Águas Lindas

Este ano, segundo a secretária de assistência social e primeira-dama Aleandra de Sousa, a prioridade da secretaria será intensificar os serviços de atendimento as famílias de baixa renda.

De acordo com Aleandra, as três unidades dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), devem continuar a exercer o trabalho de garantir o acesso dos usuários aos serviços de proteção básica, além de articular e fortalecer a rede de Proteção Social Básica no município. Também está entre as prioridades a função de garantir a dignidade humana diante de situações de risco fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

A Secretaria de Assistência Social de Águas Lindas é uma porta de entrada para construção da cidadania. Segundo a própria prefeitura, seu objetivo é fortalecer a função protetiva da família, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Para a secretária Aleandra, os problemas sociais que afligem as cidades e os seus cidadãos são consequências de rupturas que ocorrem dentro dos lares e entre os próprios familiares. Assim, explica à secretária, o Cras tem um papel decisivo na reconstrução da identidade e da cidadania. “Ele previne a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações vivenciadas de fragilidade social e colaborando, junto à população, para que todos conheçam e usufruam de seus direitos”, explica Aleandra.

Os Centros de Referencias e Assistência Social atuam, segundo a secretária, na visita psicossocial; na realização de cursos de manicure, artesanato e cabeleireiro; no projeto cegonha (exclusivo para gestantes); no projeto “musicAÇÃO”, com aulas de violão; no Cine Cras; no auxílio funeral; na atualização do cadastro do  Programa Bolsa Família; no encaminhamento para a inclusão no Cadastro Único; na expedição de Carteira do Idoso; e na elaboração de cesta emergencial.

Também é atividade das unidades Cras da cidade a realização de cursos profissionalizantes com o objetivo de inserir os beneficiários no mercado de trabalho.

 


Suporte Chat