Hildo elogia o trabalho da ouvidoria do SUS em Águas Lindas

Implantada em Águas Lindas de Goiás no início do primeiro mandato do prefeito Hildo do Candango, a Ouvidoria do SUS se tornou um verdadeiro espaço de comunicação e interação entre o cidadão ou cidadã e os serviços públicos de saúde. A Ouvidoria funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Águas Lindas.

Para o prefeito Hildo, “é fundamental que o cidadão tenha um espaço para solicitar informações sobre as ações e serviços de saúde ou registrar sua sugestão, elogio, reclamações, solicitações e denúncia, com resposta ágil e resolutiva à sua manifestação, visando à melhoria do atendimento prestado”.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, também destaca o papel importante da Ouvidoria “que participa efetivamente das ações públicas desenvolvidas por esta secretaria”. O trabalho também é reconhecido pela dinâmica de sua atuação.

“A Ouvidoria do SUS é um espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS. É também um instrumento voltado para garantir que as manifestações e contribuições da população subsidiem as ações dos gestores na avaliação e melhoria da qualidade dos serviços de saúde, permitindo a construção de uma sociedade mais informada e participativa”, explica o subsecretário de Saúde, James Farias.

 A dona de casa Larissa Gomes, residente no SETOR 10, relatou que foi prontamente atendida no posto de saúde daquele Setor. “Venho aqui para dizer que o dentista me atendeu muito bem, com eficiência e competência”, enfatizou Larissa.

O diretor da atenção Primária, Euder Vieira, diz que a Ouvidoria trabalha com a participação do público “possibilitando a elaboração de relatório que mostram os problemas e falhas na aplicação dos princípios do SUS. Este relatório apresenta as necessidades e demandas sociais, e transforma a sua participação em suporte estratégico para a tomada de decisões no campo da gestão na busca de soluções para as queixas e indagações dos cidadãos”.

SAIBA MAIS

A Ouvidoria do SUS – OUVISUS, de Águas Lindas de Goiás, diretamente subordinada à Secretaria Municipal de Saúde Pública e tem como objetivo propor, coordenar e implementar a Política Municipal de Ouvidoria em Saúde, no âmbito do SUS, estimular e apoiar a criação de estruturas de ouvidoria em saúde, no âmbito do município, implementar políticas de estímulo à participação de usuários e entidades da sociedade no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS, promover ações para assegurar a preservação dos aspectos éticos, de privacidade e confidencialidade em todas as etapas do processamento das informações decorrentes.

A Ouvidoria atua ainda para assegurar aos cidadãos o acesso às informações sobre o direito à saúde e às relativas ao exercício desse direito e para acionar os órgãos competentes para a correção de problemas identificados, mediante reclamações e denúncias contra atos ilegais ou indevidos e omissões, no âmbito da saúde, para gerar melhorias nos serviços prestados, entre outros.


Suporte Chat