Notícias de Cristalina - Prefeitura de Cristalina celebrou o Dia do Garimpeiro

A Prefeitura de Cristalina promoveu um evento comemorativo para celebrar o Dia do Garimpeiro no dia 16 de maio. O evento teve como objetivo resgatar e preservar uma das culturas mais antigas do município: o garimpo. Se hoje Cristalina é uma cidade conhecida pela sua produção agrícola, no passado ela era conhecida por suas riquezas minerais. Neste período, o garimpo se tornou uma das práticas produtivas mais exercidas pela população local.

De acordo com a Prefeitura de Cristalina, o evento organizado com o apoio de um antigo garimpeiro da cidade, chamado “seu Antônio”, e a festa foi uma forma de demostrar a consideração que a gestão do prefeito Daniel do Sindicato tem com a categoria dos garimpeiros. Além de atrações musicais, o evento também contou com sorteio de prêmios e com o tradicional torneio de truco. A festa aconteceu no Salão São Vicente de Paula.

Para o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, o reconhecimento da cultura centenária da garimpagem, por parte do poder público, representa a valorização da identidade cultural do município. “Quando a Prefeitura faz isso, ela proporciona que a categoria dos garimpeiros sinta a sensação de reconhecimento, de pertencimento e a autoestima pessoal aumenta”, diz o prefeito de Águas Lindas.


Suporte Chat