Notícias de Pirenópolis - Recadastramento biométrico chega a Pirenópolis

Recentemente, teve início o processo de recadastramento biométrico da população de Pirenópolis, que deve começar a valer nas próximas eleições de 2018. O processo foi aberto com a presença do prefeito local, João Batista Cabral (João do Léo), no Fórum da cidade em evento solene que também contou com a presença da primeira-dama, Nair Vidal Cabral, de secretários municipais e de servidores do Ministério Público do Estado de Goiás e do Cartório Eleitoral.

De acordo com a Prefeitura de Pirenópolis, o sistema biométrico deve contribuir para a lisura no processo de votação. Como o sistema é preparado para reconhecer, verificar e identificar uma pessoa, por meio de sensores, isso pode impedir a ocorrência de fraudes no dia da votação. “Quanto melhor a qualidade do sensor, melhor será o reconhecimento alcançado. No caso do recadastramento efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados são coletados por um scanner de alta definição. Regulamentado pelas resoluções-TSE n° 23.335/2011 e 23.366/2011, o recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país”, informa a assessoria de comunicação da Prefeitura.

Para o prefeito João do Léo, o recadastramento será útil tanto para as eleições quanto para o dia a dia da sociedade, pois o registro da biometria de cada cidadão servirá também para construir o registro único, que conterá dados do CPF, RG e CNH.

Admirador da gestão do prefeito de Pirenópolis, o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, disse que a sociedade é a verdadeira beneficiada com o recadastramento biométrico. Para Hildo, que já teve a experiência de passar por esse tipo de recadastramento durante sua gestão, “as vantagens são a redução dos custos, o aumento da confiança por parte dos cidadãos, e o aumento da segurança pública por meio da detecção de fraudes”. 


Suporte Chat