Notícias de Valparaíso de Goiás - Prefeitura de Valparaíso de Goiás cria a Guarda Civil Municipal

A Câmara de Vereadores de Valparaíso de Goiás aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do Executivo municipal que cria a Guarda Civil Municipal. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura da cidade, o projeto “alinha a organização básica da carreira de guarda municipal”. O texto agora deve ser sancionado pelo prefeito Pábio Mossoró.

De acordo com a Prefeitura, a capacitação da Guarda Municipal será feita pela Secretaria de Segurança Pública e pela Administração Penitenciária do Estado de Goiás. O texto do projeto de lei apresenta os princípios da Guarda Civil Municipal que atuará em Valparaíso. A Prefeitura os destaca: “proteção dos direitos humanos fundamentais; do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida; redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; compromisso com a evolução social da comunidade”. O foco das atividades da guarda será a proteção de bens, de serviços, de locais públicos municipais e de instalações municipais.

Ao saber da novidade, o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, se manifestou a respeito do fato. Segundo ele, a segurança pública atualmente não é somente uma questão policial, mas também uma responsabilidade de toda sociedade. “É inadmissível que os governantes municipais não participem, de forma objetiva, de questões de segurança pública das cidades que eles administram. Não podemos deixar tudo nas mãos do Estado, os municípios também precisam agir”, afirma o prefeito Hildo.


Suporte Chat